Pequenos negócios apoiados pelo Sebrae MT são destaques no Prêmio Inova MT

As empresas Luana Distribuidora de Confecções, Jong Kombucha, Dona Fresca e Papelnobre Materiais para Escritórios, pequenos negócios que receberam apoio do Sebrae em Mato Grosso, foram premiadas na 1ª edição do Prêmio Inova Mato Grosso. A cerimônia de entrega aconteceu nesta

terça-feira (14.12), no Espaço Cultural FIEMT, em Cuiabá. A iniciativa, que reconheceu as empresas que atuam em gestão de inovação no Estado, é uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e o Parque Tecnológico Mato Grosso.

 

Pela categoria micro empresa, a Luana Distribuidora de Confecções foi a primeira colocada, em segundo ficou a Jong Kombucha e em terceiro a Dona Fresca Pescado. Já a Papelnobre Materiais para Escritórios foi a terceira colocada na categoria empresa de pequeno porte.

 

Para a empreendedora Flavia Coelho da Luana Distribuidora de Confecções, que na cerimônia representou o marido Marcio Camparo, a premiação coroa o ano de muito trabalho, luta e esforço. “A pandemia deu um chocalhão na gente, foi preciso começar do zero e mudar a nossa forma de pensar e agir. E o Sebrae desde fevereiro esteve lado a lado com a gente nessa busca pela inovação. Passamos a trabalhar com mídias sociais, a ter um e-commerce, reestruturamos e organizamos as nossas consultoras, que revendem lingerie no atacado, para que tudo ficasse mais fácil para elas. Passamos a mandar fotos dos produtos, ensinamos elas a utilizarem as mídias sociais, tudo para aumentar as vendas. Foi bastante trabalhoso, mas valeu muito a pena. Estamos felizes com essa primeira colocação”, disse.

 

Quem também estava pura felicidade era o empreendedor da Jong Kombuch, Tarcísio Marchiore. “Um momento único, pensar que a Jong surgiu porque estava com um problema de intestino e na busca por algo mais saudável encontrei a kombucha e hoje estou aqui recebendo um prêmio de inovação, que tem tudo a ver com meu produto, um alimento inovador, biotecnológico, um alimento do futuro, é muito bom. E o apoio do Sebrae no início foi fundamental, pois não conhecia o processo e eles me mostraram quais caminhos seguir. Como por exemplo, quando comecei trabalhando com uma cozinha industrial, apesar de não ter ainda uma regulamentação. E quando ela veio, eu já estava praticamente preparado para poder atuar. Tanto que fomos a primeira empresa de kombucha no Estado com registro no Ministério da Agricultura. E apesar de estar colhendo os frutos, sabemos que o processo de inovação é constante e vamos seguir trabalhando para expandir a Jong, para outros Estados e para fora do país”, ressaltou.

 

Já a empreendedora da Dona Fresca Pescado, Maiara Cavalini, destacou que a premiação demonstra que o governo está reconhecendo o trabalho das empresas e dos empresários mato-grossenses. “Desde a abertura da Dona Fresca Pescado a inovação esteve presente, seja por inovar em vender diversos peixes regionais ou peixes de águas salgadas, nas melhorias para os colaboradores, no fato de ser a primeira peixaria do Brasil com selo verde. Estamos sempre em constante movimento. Agora seremos a primeira peixaria a ser uma franquia no país. E o Sebrae assim como com os outros participantes, esteve sempre presente e sempre nos incentivou a inovar”, afirmou.

 

Para a gerente de Recursos Humanos da Papelnobre, Alessandra Zugair, só com investimentos na educação que é possível ter novas ideias, novos projetos para que os empresários sobrevivam, se renovem e inovem. “Estamos felizes com a premiação, o processo de inovação na nossa empresa foi um trabalho em conjunto com o Sebrae, uma parceria muito bacana com investimento de tempo e de novas ferramentas. E pelo fato da Papelnobre ser uma empresa estruturada, que está sempre muito aberta a inovação, o casamento com o Sebrae foi perfeito”, pontuou.

 

A analista técnica do Sebrae, Lucimeire Dias, destacou o momento especial ao ver as empresas premiadas. “A gente sabe como é difícil colocar inovação na cultura do dia a dia do negócio. E ver que as empresas vêm implantando essa semente, hoje estão sendo reconhecidas por isso, seja as quatro premiadas e mais algumas, que foram finalistas, mostra que estão no caminho certo. Com apoio, cuidado e dedicação dos empresários a inovação pode ser real”, argumentou.

 

O dia de alegria para empresas e para o governo também foi ressaltado pelo secretário da Seciteci, Nilton Borgato. “Este prêmio mostra que o Governo pensa em inovação, que quer fortalecer iniciativas empresariais já existentes e atuantes em práticas e gestão da inovação. E para o Estado continuar crescendo é preciso inovar. É uma gratidão ver as quase 100 empresas que atenderam ao chamado. Destas, 27 chegaram na etapa final. Parabenizamos a todas por sua dedicação e determinação em fomentar a inovação”, finalizou.

 

Premiação

 

Como premiação a Fundação de apoio à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) ofertará para os primeiros colocados, bolsas para pesquisadores nas empresas, totalizando investimento de R$ 360 mil. A concessão de bolsas tem o objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de inovação nas empresas a fim de aumentar sua competitividade e promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Mato Grosso. Além das bolsas, os primeiros colocados ainda terão outras premiações, como a participação em missão técnica Benchmarking em Gestão da Inovação e a capacitação e mentoria realizada pelo Parque Tecnológico Mato Grosso em Sistema de Gestão de Inovação.


FOTO SEBRAE 



INFORMES PUBLICITÁRIOS