Emanuel estreia live apresenta balanço de 60 meses de suas ações na saúde
O prefeito Emanuel Pinheiro(MDB) estreou sua live experimental ontem no final da tarde, porém anunciou que não poderá ser todas as quintas, mas serão as terças justamente porque o presidente Jair Bolsonaro(PL) já faz as lives às quintas-feiras.
Ontem ele falou dos investimentos para Saúde pública de Cuiabá foram destaque na primeira live semanal realizada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na tarde desta quinta-feira (6). Em 60 meses de gestão, a capital entregou 45 obras entre construção de unidades, reformas e ampliações.
Citou que em cinco anos os investimentos são maciços, contando com parcerias importantes como a do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho. A tradução de todo o esforço e respeito a população representa a ampliação da cobertura de atenção primária do município, chegando acima dos 70%, outrora em 42%.
“Comodidade, conforto à população. Recorre à saúde pública quem não tem condições de pagar um plano privado ou é o SUS ou é o SUS para maioria esmagadora da nossa gente trabalhadora. Por isso, nosso compromisso tem que ser redobrado, trabalhando de manhã, de tarde e de noite. Melhorando, ampliando e reforçando o atendimento, para evitar que o seu quadro da pessoa piore. É essa concepção de inclusão, de justiça social é que eu quero. São essas pessoas que mais precisam dos serviços da Prefeitura Municipal de Cuiabá. Talvez, por isso, eu apanhe tanto. Eu sigo avançando e tento reestruturar esse grau de injustiça que chegou Cuiabá. Ao longo de décadas, o que se viu é uma uma saúde pública, falida, deteriorada, acabada. Feita para não funcionar e enfrentamos tudo isso, com apoio da Câmara Municipal de Cuiabá, dos vereadores do bem, do Conselho de Saúde. Estamos reconstruindo, excluindo mazelas e vamos melhorar e humanizar ainda mais a saúde pública de Cuiabá”, declarou o prefeito de Cuiabá.
Na atenção primária, um total de 38 unidades básicas de saúde foram reformadas com instalação de ar condicionado em todos os ambientes. São João Del Rey/Novo Milênio, Dom Aquino, Renascer, Jardim Fortaleza/Santa Laura, Jardim Vitória 1, Bela Vista/Carumbé, Pedra 90 - I e II, Jardim Florianópolis/Jardim União, Tijucal, Altos da Serra I e II, Despraiado I e II, Grande Terceiro, Novo Terceiro, Rio dos Peixes, CPA 3, Jardim Independência, Colorado I e II, Parque Atalaia I e II, Pedra 90 – IV e V, Primeiro de Março, Dr. Fábio I e II, Parque Cuiabá, Pedra 90 III e IV, Centro de Saúde Ana Poupina, Clínica da Família do CPA 1, Alvorada, Jardim Vitória II e III, Novo Paraíso, Nova Esperança, Novo Horizonte, Ribeirão do Lipa, Osmar Cabral/Jardim Liberdade, são algumas das obras.
Já na atenção secundária, a população conta com a nova estrutura da Unidade de Pronto Atendimento do Verdão, em junho de 2020, inicialmente a unidade foi destinada a atuar como centro de referência e apoio ao tratamento de paciente com Covid-19 às Upas, Policlínicas e Hospital Referência, mas mediante o avanço da vacinação contra o vírus da Covid19, retomou atividades ao atendimento geral. Até o final do mês de janeiro, o prefeito anunciou que irá entregar a UPA Jardim Leblon, sendo a única administração a entregar duas UPAS em um prazo inferior há dois anos.
Merece destaque ainda o compromisso da gestão em garantir assistência ao trabalhador e a trabalhadora, mediante o programa Hora Estendida, implantado em quatro unidades de saúde, que funcionam até às 21h: Clínica da Família, Tijucal, Parque Olhara e Ilza Terezinha Picolli.
Ele anunciou que a “conversa virtual” será as terças-feiras, das 19h às 20h, e não as quintas, como ontem(06).
FOTO SECOM CUIABÁ







