Sebrae MT oferece consultoria gratuita para pequenos negócios endividados de Cuiabá
Neste momento de crise provocada pela pandemia da covid-19, micros e pequenos empresários precisaram recorrer ao crédito para poder manter seus negócios. Mas passado o período de carência as empresas que não estavam bem estruturadas, bem-preparadas, não estão conseguindo honrar com os pagamentos dos financiamentos. Tanto que segundo levantamento do Serasa Experian a inadimplência se tornou uma realidade para 21% das micro, pequenas e médias empresas do Brasil. Com isso em mente, pensando em ajudar os pequenos negócios de Cuiabá, o Sebrae em Mato Grosso, oferece a Consultoria Restruturação Financeira, com foco no pós crédito.
A consultoria, que será gratuita para a capital mato-grossense, será de nove horas e irá analisar a situação da empresa, fazer uma projeção a longo prazo de como esse endividamento impacta o negócio, para que o empresário possa rever ações internas ou se necessário renegociar a dívida com o banco.
Segundo o economista e analista técnico do Sebrae/MT, Fábio Apolinário, o governo ampliou os programas de crédito e vários pequenos negócios aproveitaram a oportunidade para pegar empréstimos seja com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), ou Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) ou até mesmo maquininhas de cartão.
“Muitos pegaram por necessidade outros porque viram uma oportunidade na expectativa da retomada da economia. E embora a economia tenha melhorado em vários aspectos, não foi aquilo que todos esperavam. E aqueles que pegaram empréstimos em meados de 2020, passado o período de carência, agora estão com dificuldade de pagar as mensalidades”, ressalta.
Apolinário pontua que a consultoria quer justamente ajudar o pequeno negócio a se reestruturar nesse processo de pós endividamento.
“O que acaba acontecendo é que as pessoas têm o hábito de só procurar o banco após deixar de pagar a dívida. Daqui a uns meses eles veem o que pode ser feito. O problema é que quando isso acontece você não consegue mais renegociar a dívida, no máximo um acordo, e o empresário perde o crédito e fica com o nome sujo. Então o que deve ser feito é procurar o banco, dizendo não consigo pagar hoje, mas daqui a tanto tempo eu consigo. Negociar com o banco. A consultoria irá ajudar olhar caso a caso, para que o empresário inicie o ano fazendo a projeção de caixa, vendo se tem condições de honrar com a dívida e se é necessário fazer os ajustes dentro da empresa”, explica.
FOTO REPRODUÇÃO