Edital é prenúncio de caos à mobilidade em Cuiabá e VG
Engarrafamentos, maior risco de acidentes e insegurança tarifária a usuários do transporte coletivo. Há 9 dias da abertura do Edital RDCi Presencial n. 047/2021, entidades metroferroviárias nacionais voltam a alertar população e autoridades públicas sobre falhas no plano do governo de Mato Grosso de implementar um suposto BRT em Cuiabá e Várzea Grande.
”Há uma incongruência técnica flagrante. O que o governo propõe é um corredor de ônibus. Nada comparado a um BRT”, declara Massimo Giavina, vice-presidente do Simefre.
No final de janeiro, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra/MT), reabriu o processo licitatório para contratação das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, em Cuiabá e Várzea Grande.
O valor da obra foi mantido, sendo a principal alteração a data de abertura das propostas, agora marcada para o dia 17 de março de 2022, às 9 horas, na sala de reuniões da Sinfra/MT.
Com valor estimado em R$ 480.500.531,82, a licitação do BRT estava previamente marcada para janeiro, mas foi suspensa atendendo a um pedido das empresas interessadas no certame, em razão do aumento de casos de Covid-19 e consequente diminuição de seus quadros de funcionários.
A concorrência será realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), do tipo menor preço. No RDCi, a empresa vencedora ficará responsável pela elaboração do projeto e depois pela execução da obra, que tem um prazo de dois anos para ser concluída após o seu início.
A empresa vencedora também irá construir 46 estações e três terminais. Dentro do valor da obra ainda está inclusa a construção de um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.
Além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas.
Segundo o Estado, entre as vantagens do BRT está uma tarifa mais acessível em relação ao VLT, a possibilidade de expansão para outros regiões e um custo menor de construção. Além disso, os demais ônibus de Cuiabá e Várzea Grande poderão utilizar o novo corredor, trazendo melhorias para a mobilidade urbana da região.
FOTO: GOVERNO DE MATO GROSSO