Empresas que trazem Cuiabá em seus nomes e produtos
Cuiabá completa neste dia 8 de abril 303 anos e para celebrar a data reunimos empreendimentos atendidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) cujo nome é o mesmo Capital ou que têm produtos com um forte elo com a cidade.
Entre elas estão empresas com muitos anos em atividade e outras que, mesmo sendo recém-instaladas viram em Cuiabá e sua cultura um ativo importante.
É o caso do Café Aroma, empresa de Nova Andradina (MS), que veio para Cuiabá há um ano e meio e que já desenvolveu a marca Café Cuiabano, especialmente para atender os consumidores da Baixada Cuiabana.
O empresário Douglas Santini diz que sempre quis atender o mercado mato-grossense por causa do potencial do Estado. “Quando nos instalamos aqui, vimos que a Baixada Cuiabana não tinha um café para chamar de seu, como acontece em muitas cidades e regiões brasileiras. Resolvemos criar um e há dois meses ‘nasceu’ o Café Cuiabano”, resume.
O produto chama atenção pela embalagem carregada de imagens e símbolos bem cuiabanos, como a chita, o rio Cuiabá, o pescador, siriri, o sol que nos ilumina. A qualidade do café também tem atraído os clientes e os resultados de venda têm sido muito positivos, segundo Santini.
Ele explica que a grande maioria dos cafés comercializados mesclam grãos dos tipos conilon e arábica, variando os percentuais da mistura e é isso que determina as características de cada um deles. No caso do Café Cuiabano utilizam 100% da espécie arábica, que confere doçura, aroma e sabor acentuados. Além disso, a matéria-prima vem de Minas Gerais, estado que produz alguns dos melhores grãos do Brasil.
A empresa é atendida pelo Sebrae MT no Programa de Gestão Avançada (PGA). Santini diz que estão trabalhando para ter um melhor controle dos processos internos até chegar ao ponto dela funcionar sem a necessidade da presença do gestor.
O empresário conta que trabalha com vendedores exclusivos para o café e que isso é uma estratégia que adotaram para alcançar um melhor posicionamento no mercado.
O Galeto Cuiabano é também impregnado da cultura local. A empresária Lorena Bezerra, que participa do programa Food Service do Sebrae MT desde 2015, explica que, mesmo o galeto não sendo um prato regional, na casa ele ganha uma “cor local” com acompanhamentos bem típicos de Cuiabá. “Quando idealizei o restaurante não queria só um lugar para comer, mas sim uma referência”. E conseguiu. O lugar é muito frequentado pelos locais e se tornou um pouco turístico, estando entre os 3 melhores do Tripadvisor.
O prato mais pedido, que leva o nome da casa, reúne alguns preparos emblemáticos como a maionese caseira e bem particular e farofa, quase onipresente na mesa dos cuiabanos. Já o São Ditinho, também muito apreciado é servido com feijão empamonado, outro ícone da gastronomia cuiabana, assim com São Benedito.
Elementos da cultura cuiabana estão por todo o ambiente do restaurante, incluindo mesas grandes onde famílias inteiras se juntam para degustar as delícias da casa, entre elas as panelinhas com galinhada, maria isabel (arroz com carne seca) e arroz com costelinha.
foto reprdução