Justiça Federal suspende concursos realizados em Mato Grosso
Por meio de uma Ação Civil Pública, a Justiça Federal suspendeu os concursos para cargos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. A ação é de autoria da Defensoria Pública da União. A decisão foi acatada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que realiza o certame.
Conforme a ação, a defensoria solicita que a UFMT disponibilize as gravações do Teste de Aptidão Física (TAF) para os respectivos candidatos que realizaram as provas. A decisão segue os mesmos moldes da que suspendeu o concurso para os cargos da Polícia Civil.
“Fica suspenso o presente concurso por prazo indeterminado, até a apresentação de novo cronograma. Será disponibilizada, através da Área Restrita do Candidato, a gravação do Teste de Aptidão Física. Após a liberação das gravações, será aberto prazo de 48 horas para interposição de recurso administrativo em face do referido teste”, comunicou a universidade.
Na ação a Defensoria Pública alega que a banca examinadora não está fornecendo a cópia da filmagem realizada dos candidatos no TAF e, por isso, impede a interposição do recurso administrativo pelos candidatos, que teve prazo encerrado no dia 19/05/2022.
“Objetiva garantir a transparência e possibilitar o(s) recurso(s) administrativo(s) no bojo dos concursos públicos regidos pelos Editais n. 003/2022-SEPLAG/SESP/MT, n. 004/2022-SEPLAG/SESP/MT e n. 005/2022- SEPLAG/SESP/MT (Polícia Militar) e n. 006/2022-SEPLAG/SESP/MT e 007/2022 SEPLAG/SESP/MT (Corpo de Bombeiros Militar), inclusive com a determinação de reabertura de prazo para recurso administrativo”, considerou a DPU.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (TAF) – Na terça-feira (24), a UFMT comunicou a suspensão do concurso público para cargos de escrivão e investigador da Polícia Civil, por tempo indeterminado. A decisão segue determinação da Justiça Federal. Além disso, a organizadora do certame informou que irá disponibilizar aos candidatos a gravação do Teste de Aptidão Física (TAF).
CONCURSO SEGURANÇA PÚBLICA - O concurso público da Segurança Pública contempla diferentes cargos em sete editais. Para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), as vagas ofertadas são para oficial e soldado. Para a Polícia Judiciária Civil, as vagas são para escrivão e investigador. Já para a Politec, as vagas são para perito oficial criminal, perito médico legista e perito odonto legista.
CLAUSULA DE BARREIRA - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubou, ontem, o veto ao projeto de lei nº 214/2022 que extingue a cláusula de barreira em concursos públicos estaduais.
Com isso, todos aqueles que pontuaram com nota mínima exigida no presente edital têm mantidas as chances de serem chamados durante toda a viabilidade do certame, desde que haja orçamento garantido e interesse do governo de Mato Grosso.
A derrubada foi bastante comemorada por concurseiros de segmentos de Segurança Pública, especialmente da Secretaria de Administração Penitenciária e da Polícia Judiciária Civil que acompanhavam a votação.
Recentemente, a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso solicitou ao Governo do Estado redução da nota de corte do concurso realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para ingresso de novos soldados.
Segundo o certame, o candidato que obtiver nota inferior a 50% da pontuação máxima da prova objetiva será eliminado. Contudo, a associação pede que esse número passe para 40% ou 35%, fazendo com que assim a Secretaria de Segurança Pública possa convocar mais aprovados aos cargos.
FOTO: DIVULGAÇÃO