Cuiabanos fazem fila para aproveitar gasolina a R$ 4,35
Filas marcaram o Dia sem Impostos, ação realizada hoje, na Capital. Os cinco postos de combustível que aderiram amanheceram com filas registradas desde o início da manhã, desta quinta-feira (2) em Cuiabá, por causa da queda no preço da gasolina, com a venda do litro a R$ 4,35. As filas formadas chegavam às ruas e os próprios motoristas precisaram se organizar.
Apesar de os atendimentos terem iniciado a partir das 11h, em um dos postos, o primeiro carro da fila chegou às 5h. “Cheguei aqui para trabalhar por volta de 6h e já tinham clientes aguardando na fila. Pra quem vai abastecer no preço normal, tem bombas disponíveis e a pessoa não precisa ficar na fila, mas para pegar o valor da promoção, somente na bomba específica e tem que aguardar na fila”, explicou.
Acontece que a campanha será somente das 11h às 15h ou enquanto durar o estoque e serão somente mil litros de gasolina comum por posto participante, sendo que cada veículo poderá abastecer no máximo 20 litros. Neste caso, a previsão é de que cerca de 50 carros sejam abastecidos em cada posto.
Diante dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis e a inflação desenfreada, muitos optaram por gastar algumas horas na fila, para tentar economizar um pouco.
Segundo as Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL), cinco postos aderiram à data, com a venda do combustível sem os tributos. Além disso, mais de 500 empresas se cadastraram para participar da ação e vender produtos sem impostos. São comércios localizados nas ruas da Capital e também nos shoppings 3 Américas e Pantanal.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo), a intenção em apoiar e participar do Dia Livre de Impostos é mostrar para o consumidor o quanto ele paga de imposto quando abastece o seu veículo. São 30,5% somente de tributos cobrados pela gasolina comum.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), em outubro do ano passado, o Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo. Além disso, é o segundo país que mais cobra impostos globalmente.
FOTO: DIVULGAÇÃO