Mutirão virtual da Energisa em Cuiabá facilita negociação e fomenta conciliação

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Cuiabá realiza o Mutirão da Energisa, com audiências 100% virtuais, até esta sexta-feira (8 de julho). Ao todo, mais de 120 processos que tramitam nas varas da Capital estão em pauta.

O mutirão é uma parceria do Cejusc de Cuiabá e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) que tem objetivo de realizar o maior número de acordos, arquivar as ações garantindo que os envolvidos tenham seus objetivos alcançados.

O advogado Diego Osmar Pizzatto, que representa uma das partes que entrou com ação contra a concessionária de energia, ressalta a disposição da empresa em fazer o acordo, o que considera muito importante e deixou seu cliente satisfeito.

Para ele, a realização do mutirão de forma on-line é uma vantagem, além da conciliação, que coloca fim ao processo. “Essa [audiência virtual] é uma comodidade não só do mutirão, mas das demais audiências, em especial e especificamente da conciliação. É uma forma facilitadora com certeza de muita praticidade para todos os envolvidos. Quando há uma proposta razoável que a parte aceita e consiga ficar satisfeita é o caminho mais rápido para a solução do litígio”, afirma.

No caso da cliente da advogada Suzinete Costa de Almeida foram realizadas duas audiências judiciais sem êxito. Mas graças à oportunidade de participar do mutirão o acordo foi firmado já na primeira audiência de conciliação.

“Foi gratificante porque esse é um processo de 2018 em que a gente questionava a questão de valores excessivos e acima da média. Conseguimos fazer um acordo e ficou bom para todos”, disse a advogada.

Suzinete Costa de Almeida destacou a realização das audiências 100% virtuais no mutirão e falou dos benefícios obtidos com essa iniciativa. “É um ganho e vale muito a pena não ter que nos deslocar até as audiências, sair do escritório. A pandemia trouxe grandes mudanças positivas no nosso meio jurídico e essa é uma delas, pois podemos acompanhar nossos clientes de outros Estados também. A melhor coisa que aconteceu foram as audiências virtuais”, comenta.

Os processos selecionados pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MT), em conjunto com a empresa, são aqueles onde as unidades judiciárias já realizaram a intimação.

FOTO REPRODUÇÃO 



INFORMES PUBLICITÁRIOS