Número de candidaturas recua em relação a 2018, no Estado
O número de candidatos inscritos para as eleições deste ano, em Mato Grosso, é inferior ao que foi registrado na eleição de 2018, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Para este pleito foram recebidos 487 pedidos de registros de candidaturas. Desse total, quatro são candidatos ao Governo do Estado e sete ao Senado.
O número de candidatos à majoritária é inferior ao que foi registrado na eleição de 2018, que computou um número total de 514 postulantes a cargos eletivos.
Naquele ano, foram cinco candidatos ao comando do Palácio Paiaguás e 11 ao Senado.
Em 2022, há quatro candidaturas registradas: do governador Mauro Mendes (União Brasil), da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), do servidor público Moises Franz (PSol) e o pastor Marcos Ritella (PTB).
Já na corrida ao Senado, a disputa será entre Wellington Fagundes (PL), que busca a reeleição, o deputado federal Neri Geller (PP), o produtor rural Antônio Galvan (PTB), o vereador por Cuiabá Kássio Coelho (Patriota), o servidor público Feliciano Azuaga (Novo), o médico Jorge Yanai (DC) e o servidor José Roberto (PSol).
No que diz respeito a eleição proporcional, a Justiça Eleitoral registrou 476 pedidos de registro de candidaturas, sendo 159 a deputado federal e 317 a deputado estadual.
Comparadas com as estatísticas das eleições gerais de 2018, apenas as candidaturas visando à Câmara Federal apresentaram um pequeno aumento na concorrência.
Na eleição passada, haviam 147 postulantes a federal, 12 a menos do que foi registrado neste ano.
Com isso, a concorrência passou de 19,38 por vaga, no pleito passado, para 19,88 em 2022.
Já a disputa por vaga na Assembleia Legislativa passou de 350 candidatos em 2018 para 317, neste ano.
Essa queda no número de candidaturas fez com que a concorrência por vaga também diminuísse, passando de 14,58 para 13,21.
FOTO: AGÊNCIA BRASIL