Lançamento de podcast agro discute a produção sustentável e desafios no setor

O Podcast em Produção - semeando o desenvolvimento, nova plataforma de informação para debater temas do setor agropecuário, foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (31.08), em Cuiabá. O evento contou com a presença de empresários e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário, que se reuniram para participar da gravação de um episódio especial produzido na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge.

Realizado pelo movimento Agroligadas, agência Crop Agrocomunicação, Lide Mato Grosso e RCE Digital, o podcast Em Produção tem o objetivo de levar informações do setor agropecuário para quem produz e principalmente atingir pessoas que não tenham proximidade com as atividades do campo, mas são consumidoras dos produtos vindos do agro.

A bancada do Podcast em Produção é formada por mulheres referências no agro. Neste episódio participaram a jornalista Dejane Arnhold, a presidente das Agroligadas Geni Schenkel, a vice-presidente Melissa Freitas e a diretora Manaíra Minuzzi. Para o episódio, o convidado e entrevistado foi Ricardo Assumpção, CSO da EY Brasil. Ele foi questionado sobre as boas práticas do ESG e os desafios para o Brasil.

"O tema ESG hoje afeta todas as economias e vai afetar cada mais, então o agro é um dos setores mais importantes na economia brasileira e ele é o ponto de maior emissão do Brasil, mais que a energia, então todos os holofotes estão em cima do agro e é muito importante já debatermos sobre isso agora. Tem crescido muito o número de empresas que começam a sentir a pressão, a necessidade de se transformar, então é natural que aumente o interesse sobre o tema", ressaltou Ricardo.

Evelin Cordeiro Duarte, sócia da empresa BTG Pactual com a filial Venice Investimentos em Cuiabá, pontuou que o grande desafio de seus clientes na região Centro-Oeste, que na maioria são ligados ao agro, é de fato o ESG. O grande desafio, segundo a empresária, é trazer a sustentabilidade, a visão a longo prazo, de como o cliente pode agregar essas medidas, e principalmente como a empresa pode trazer essas oportunidades junto aos produtores.

“O desafio é a comunidade financeira. As empresas que não estiverem em conformidade com as suas metas e seus índices não financeiros terão mais dificuldades em acessar o mercado de capital. O mercado de capital é um segmento do sistema financeiro responsável por intermediar negociações entre quem precisa captar recursos para financiar projetos e quem deseja investir. Então, entendemos que o investir, que irá colocar o seu patrimônio em um título do agro, estará atento a questões da sustentabilidade e projetos do produtor”, disse Evelin.

Iniciante na área do agro, Sofia Dara Garcia de Oliveira Freitas, analista administrativo na Agro Amazônia, ficou surpresa com a quantidade de empresas e profissionais do agro que tem interesse em estabelecer uma agenda ESG e se comprometer com as ações desenvolvidas. "Hoje aprendi no Podcast em Produção que o ESG é voltado para empresas grandes, pequenas e médias, e o que varia de uma para outra são as atitudes que as empresas adotam. Para mim esse debate foi muito esclarecedor, anotei muitas informações e já estou com muitas ideias e já sanei muitas dúvidas", afirmou.

A intenção do Podcast em Produção é levar informações sobre as atividades das cadeias agrícolas e pecuárias e também esclarecer que a produção está baseada nos princípios da sustentabilidade, como explicou o presidente do LIDE-MT - Grupo de Líderes Empresariais - Evandro César Alexandre dos Santos.

"Quando surgiu o Em Produção pensamos muito no tema, no arranjo, na ideia, nas discussões, porque está tudo em produção inclusive a comunicação, foi o que motivou a união das empresas para essa criação. E nesse evento de hoje juntamos duas coisas, o interesse do público, a curiosidade de estar ao vivo em uma entrevista, e o lançamento oficial, com alegria no coração, com a sensação de que a missão já começa a ser seguida", pontuou Evandro.

A presidente do Movimento Agroligadas, Geni Schenkel, disse que as expectativas estão muito altas, que o movimento das mulheres do agro quer alcançar vários públicos e a cidade. "Queremos levar a informação certa, correta, a verdade do agro para quem não conhece, não entende, e escuta conversas erradas sobre o nosso setor. Estamos no caminho certo", afirmou Geni.

A jornalista e diretora de produção e conteúdo da Crop AgroComunicação, Dejane Arnhold afirmou que o projeto está de acordo com a missão da agência, que é comunicar o setor produtivo com qualidade. “A Crop foi criada justamente por enxergarmos essa necessidade de o agro se comunicar. O podcast veio totalmente de encontro com os valores e nossa missão, que é contribuir com o fortalecimento do setor agropecuário, com soluções e estratégias de comunicação para que pessoas, empresas, negócios ou produtos ligados ao setor ganhem destaque e reconhecimento em toda sociedade, com divulgação e alcance na mídia”, enfatizou.

Os episódios do podcast “Em Produção” são captados e divulgados pela equipe da RCE Digital, empresa líder em tecnologia para produção, edição e transmissão de vídeos, com sede em São Paulo. O material poderá ser conferido quinzenalmente, nas plataformas digitais YouTube e Spotify.

 


foto ASSESSORIA 



INFORMES PUBLICITÁRIOS