Novo modelo de ensino leva educação globalizada para crianças
Formato da escola internacional garante proficiência na língua inglesa, além de vivência com a pluralidade cultural
Uma grade curricular diferenciada e focada no preparo do estudante com base em experiências. É dessa forma que as escolas internacionais trabalham sua formação, pensando em levar para a vida acadêmica mais do que as tradicionais matemática e história. O modelo de ensino pretende formar o cidadão para o mercado globalizado, e, por isso, a educação financeira, empreendedorismo e mesmo o inglês são instruídos com outra ótica.
A escola internacional, apesar de ser nova em Mato Grosso, já é bem difundida no Brasil, em cidades que recebem um grande fluxo de imigrantes com suas famílias por conta do ofício. “São pessoas que chegam de outros países e precisam garantir a seus filhos um ensino que compreenda não somente as matérias tradicionais, mas também a pluralidade, como também pais brasileiros que esperam uma educação diferenciada para seus filhos, pensando num futuro no exterior ou um currículo mais amplo”, explica Zenaide Brianez Rodrigues, diretora da International School of Cuiabá.
Zenaide comenta ainda que a ascensão econômica do estado tem trazido cada vez mais pessoas de outras localidades para cá. Além disso, o fato de Mato Grosso ter se firmado como destaque na economia nacional e internacional, evidenciou que os alunos precisam estar preparados desde cedo com foco para o mercado. “A base curricular tradicional muitas vezes não trabalha pensando nesse preparo futuro. E isso é um dos focos de uma escola internacional”.
Em Mato Grosso, a International School of Cuiabá foi criada justamente visando fornecer algo mais abrangente. Lá, os alunos têm acesso a aulas de linguagem, artes e musicalização, ciências, matemática, robótica, ambiental, geografia, história, biletramento e, claro, o inglês integrado. Ela está alinhada com áreas de aprendizagem do Early Years Foundation Stage (currículo da Inglaterra) e em conformidade com o currículo brasileiro (BNCC).
“A abordagem da metodologia é toda concretizada de uma forma integrada e contextualizada nos campos de experiências. A forma como trabalhamos com os alunos é totalmente diferente. Eles aprendem vivenciando, experimentando e questionando, pois o futuro de nossas crianças depende de pessoas e profissionais criativos, transformadores e sem barreiras linguísticas ou culturais”, destaca Zenaide Brianez Rodrigues.
Outro ponto a ser levantado como destaque é o inglês, que hoje em dia é considerado fundamental. Na instituição internacional, os alunos fazem uma imersão no idioma, o que permite que desde cedo eles ganhem grande competência linguística.
“Esse é o ponto chave que diferencia essas duas áreas de atuação. No ensino bilíngue, e digo aquelas que realmente atuam nessa modalidade, a vivência e o calendário das mesmas é todo baseado no modelo brasileiro. A escola internacional atende a grade do país a qual está inserida e ao currículo internacional, que é muito mais amplo e atualizado", reforça a diretora.
Modelo internacional
Os estudantes matriculados nessas escolas ganham qualificações acadêmicas reconhecidas e respeitadas em todo o mundo, ficando aptos, inclusive, a ingressarem em universidades internacionais. Além de Mato Grosso, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal também contam com instituições de ensino desse tipo.
Regionalmente, Cuiabá é o único município a contar com uma Escola Internacional, a International School of Cuiabá, que fica localizada no bairro Jardim Itália e recebe alunos a partir dos dois anos de idade (Pre Kindergarten - Kindergarten 3) até o 5o ano do EF1 (Primary Years 1-5). Toda a equipe pedagógica da unidade, incluindo direção, coordenação e professores é certificada por Cambridge Assessment English ou Michigan Language Assessment, que atestam os mais altos níveis de proficiência na língua inglesa.
Para mais informações, entre em contato através dos telefones (65) 98138- 0030 ou/e 3021-9400 e nos acompanhe também nas redes sociais.