Tribuna livre informa que campanha de combate a poliomielite é prorrogada
Drª Sandra Moreira fez uma convocação para que as famílias procurem os postos de saúde e continuem a vacinar as crianças contra a poliomielite. A campanha nacional foi prorrogada até o dia 30 deste mês, por conta do resultado que ficou abaixo do esperado.
Segundo cálculos do Ministério da Saúde, para ter sucesso a vacinação deveria ter atingido 95% das crianças com idade entre 1 a 4 anos.
Porém, mesmo após o fim das campanhas as vacinas continuam à disposição nos postos de saúde. O SUS tem condições de aplicar mais de 1 milhão de doses por dia e a vacinação é importante para evitar surtos dessa doença que deixa as pessoas com seqüelas severas, capazes de interromper uma vida adulta saudável.
Neste ano o Ministério da Saúde calcula que foram vacinadas cerca de 54,21% das crianças com menos de 5 anos de idade. A poliomielite foi considerada erradicada no Brasil em 1994, por conta de campanhas de vacinação que alcançaram todo o país em anos passados. Mas agora “o Brasil está em risco por falta de cobertura vacinal”, alerta a Dra. Sandra.
FOTO ASSESSORIA