Selic a 13,75%: BC deve manter os juros em meio a instabilidade política
Começou hoje a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) que decidirá o futuro da taxa básica de juros do Brasil. No último encontro, o Banco Central sinalizou que chegou ao fim o ciclo de aperto monetário. Atualmente, a Selic encontra-se em 13,75% ao ano; analistas prevêem a manutenção desse valor.
A decisão segue o olhar cauteloso em relação à situação de incerteza política no país, buscando manter a situação inflacionária no Brasil contida. Nesse sentido, o IPCA-15 de outubro registrou alta de 0,16% após dois meses consecutivos de deflação, e o aumento pode ter uma leve influência na decisão do COPOM.
Ainda sobre a instabilidade política, após episódio com Roberto Jefferson, antigo aliado político de Jair Bolsonaro, o Ibovespa recuou 3,27%, aos 116.012 pontos. Essa foi a maior queda diária registrada desde 26 de novembro de 2021. A situação elevou a aversão ao risco após semanas de fortes altas na bolsa brasileira.
Para analisar os desdobramentos da instabilidade política na economia brasileira e no mercado, sugiro Paulo Cunha, especialista em mercado financeiro e CEO da iHUB Investimentos, um dos escritórios de investimentos mais promissores no Brasil, de acordo com a XP, quando o assunto é valorização das aplicações dos investidores.
Se interessar em conversar com o porta-voz, responda esse e-mail ou envie uma mensagem para meu WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511910465637
FOTO ASSESSORIA