Polo Cuiabá forma 303 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em técnicos e encerra formaturas

Segunda edição do curso técnico formou 1.568 agentes em Mato Grosso

Trezentos e três profissionais da área da saúde da grande Cuiabá receberam diploma de conclusão do Curso de Formação Profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), com ênfase em Endemias de Mato Grosso, na noite de terça-feira (29.11), no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Nesta segunda edição, a capacitação transformou 1.568 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, em técnicos na área. A iniciativa do curso é da própria Casa de Leis, por intermédio do primeiro-secretário, deputado Max Russi (PSB). A execução é do Instituto Brasil Adentro (IBA).

Os agentes diplomados do polo de Cuiabá são dos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro e Várzea grande.

Em 2022, também foram diplomados estudantes dos municípios polos de Sinop, Juara, Peixoto de Azevedo, Tangará da Serra, Barra do Garças, Água Boa e Primavera do Leste. Somando as duas edições, de 2021 e 2022, são 2.715 agentes formados no estado.

Relator da Câmara Setorial Temática (CST), que trata da categoria na ALMT, Carlos Eduardo dos Santos, afirmou que a segunda edição do curso cumpriu com o objetivo, teve pouquíssima evasão e será um grande benefício aos agentes.

“Por ser um curso online, à distância, existe a possibilidade de evasão, desistência, e isso não ocorreu, tivemos quase zero de evasão. Além disso, tivemos novidades, por exemplo, indígenas do polo Água Boa, se formando técnicos na área da saúde pública”, disse o relator.

Para o diretor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, Eduardo Manciolli, o diploma no curso técnico auxilia nas questões trabalhistas e individuais de cada agente. “Escutei de muitas pessoas o quanto o curso irá beneficiar tanto suas vidas pessoais, quanto profissionais, com a possibilidade de aumento salarial”, frisou.

EMPENHO

Tutora do polo Cuiabá, Gilda Colman Soares, destacou o empenho dos agentes em finalizar o curso. “Eles são o DNA desse curso, porque agregaram muito bem o conteúdo, adquiriram conhecimento e irão difundir isso para a população dos seus municípios”, declarou.

Formanda, Francisnalva Denisa Ojeda Correa, agente comunitário de saúde em Rosário Oeste, garante que o diploma irá proporcionar conhecimento atual. “O conteúdo nos proporcionou adquirir conhecimento atualizado sobre normas do Sistema Único de Saúde, doenças e comportamentos, e com certeza, irá melhorar muito para todos nós, em todos os sentidos”.

O mesmo sentimento de conquista é compartilhado pela agente de combate às endemias de Poconé, Olene Martinha de Souza. “Hoje sinto uma sensação de felicidade imensa, pois consegui concluir o curso, que veio para aperfeiçoar a profissão e poder prestar um atendimento melhor para a população”, relatou.

Finalizando com sucesso total, a coordenadora pedagógica do curso, Glaucia Fullana, aponta que Mato Grosso sai na frente de outros estados, no quesito qualificação técnica na área da saúde pública.

“O estado de Mato Grosso está saindo na frente de todos os estados, pois é o único que financiou 100% gratuito essa capacitação aos agentes de saúde e de combate às endemias, transformando-os em técnicos. Isso é muito importante para o estado”, enalteceu.

O projeto foi idealizado pela Assembleia Legislativa, através do deputado e primeiro-secretário, Max Russi (PSB), em parceria com o governo estadual, prefeituras e secretarias e execução do Instituto Brasil Adentro (IBA). A capacitação é reconhecida pelo Ministério da Educação.

Fotos: Divulgação

 

 

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS