92,9% dos municípios estão na classificação de risco para a Covid no estado
Mato Grosso já está em alerta por causa do aumento dos casos de Covid-19. Dados da Ses apontam que MT chegou a 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados a pacientes com o vírus.
O Estado tem 38 leitos adulto na rede pública estadual, 20 deles no Hospital Metropolitano de Várzea Grande e 18 no Hospital Regional Hilda Strenger, em Nova Mutum (242 Km de Cuiabá). Ainda, de acordo com o Painel, os leitos de UTI Covid infantil estão com taxa de ocupação de 20%. Das cinco vagas disponíveis, apenas uma está ocupada.
A SES aponta que 92,9% dos municípios de MT estão na classificação de risco para a Covid em MT, sendo que 51 cidades estão com risco muito alto, 43 com risco alto, 23 como moderado e 14 com risco baixo de contaminação.
Os municípios terão que atender a notificação da SES para que procedam com a abertura dos leitos UTI que foram mantidos pela Secretaria através do Sistema Único de Saúde (SUS) no auge da pandemia, bem como determinou a execução de medidas para acentuar a transmissão do vírus.
O governo diz que cabe também aos municípios tomar providências para abertura de leitos em suas respectivas unidades de saúde por meio de recursos próprios ou por meio de contrato.
FOTO SECOM MT