Kalil anuncia 50 leitos de uti’s em 2023

O prefeito Kalil Baracat fiscalizou as obras de reestruturações e requalificação no Hospital Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG). Ao final da vistoria conheceu o projeto de ampliação da unidade que já tem licitação marcada para o dia 16 de janeiro e construirá 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 30 adultos e 10 infantis.

Ao final destas obras a principal unidade de Saúde de Várzea Grande ficará com 50 Leitos de UTI, sendo 30 Adultos e 20 neo infantil, além de 200 leitos, fora consultórios, laboratórios, exames de imagens, entre outros espaços para atendimento a população que no HPSMVG acontece através do SUS e sem custos para a população.

Na vistoria, verificou a instalação do novo piso vinílico paviflex, que já chega a 60% dos 5 mil metros quadrados do prédio – investimentos de R$ 1,5 milhão; conferiu também a ampliação da capacidade da sala de Cirurgia Geral que passa de dois para poder operar seis pessoas simultaneamente; e a ampliação de consultórios ortopédicos que realizam atendimento, pequenos procedimentos ortopédicos, e totalizam agora dois consultórios.

Kalil Baracat ainda esteve na Farmácia do Hospital Pronto Socorro de Várzea Grande e assegurou recursos para que a mesma seja constantemente abastecida com os devidos medicamentos e insumos necessários ao funcionamento da unidade que é essencial para aqueles que precisam de bom atendimento.

“As mudanças são para melhor. Não temos mais pacientes pelos corredores como outrora. Estamos proporcionando um melhor atendimento ao munícipe de várzea-grande e também ao usuário que vem de outros municípios do Estado e até mesmo de outros países. Estamos oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais da área de saúde, a exemplo de mobiliários e equipamentos novos, um ambiente mais salutar; também não deixamos faltar insumos médicos e hospitalares e mantemos o compromisso dos salários pagos em dia. Melhoramos também o acolhimento das famílias que acompanham seus parentes aqui no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande”, declarou Kalil Baracat.

O Chefe do Executivo Municipal lembrou que neste ano de 2022, já implantou no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande a Sala Vermelha, com 18 leitos de UTIs, sendo 14 semi-intensivos e três de estabilização, todos com saída de oxigênio, monitores cardíacos e desfibriladores – investimentos na ordem de R$ 1 milhão.

“Essa nova sala vermelha acelerou os atendimentos visando restabelecer o quadro clínico estável dos pacientes, evitando assim a internação em UTI que se destina agora exclusivamente para os casos de urgência e emergência. Vale ressaltar também que em 2022 o Pronto-socorro passou a contar com três alas de emergência: a de trauma, a pediátrica e, a clínica. Isso porque a Sala Vermelha foi estruturada onde funcionava a UTI II Adulta, e esta foi reestruturada onde funcionava a Maternidade, a qual também foi reestruturada onde antes funcionada o Hospital São Lucas”, destacou o prefeito.

A Maternidade Municipal inaugurada em 15 de maio de 2021, até agora já trouxe a vida quase 2.500 crianças que saem da unidade registradas através do Cartório local.

O diretor do Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Sebastião Ney da Silva Provenzano pontuou que a reestruturação do Hospital e Pronto-Socorro contribuiu para avanços na Saúde Terciária de Várzea Grande a exemplo de um múltiplo transplante de órgãos e da unidade ter se tornado sede de especialização e de residência médica para profissionais médicos.

“Toda esta reestruturação ainda aguarda a nova UTI do Hospital e Pronto-Socorro Municipal e outras dependências que melhorarão a funcionalidade da unidade. Já estamos dando uma assistência melhor para os pacientes mais graves e possibilitando uma recuperação mais rápida também. A restruturação também permitiu a instalação de uma Sala de Consultório para os médicos plantonistas discutirem a situação dos pacientes e uma nova sala de atendimento ortopédico, além de um centro cirúrgico renovado, ampliado e com equipamentos novos”, explicou Ney Provenzano.

O Secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, detalhou sobre a reestruturação: “Dia 16 de janeiro será realizada a licitação que permitirá a abertura de 40 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) sendo 30 leitos de UTI adulto e 10 infantis, que somados aos atuais que serão redimensionados ficarão com 50 leitos no total”, explicou o secretário.

 

FOTO: PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS