Confira dicas para que pais e alunos se adaptem à rotina escolar

O período escolar acabou de ser iniciado e para o maior conforto e melhor adaptação tanto dos estudantes, quanto dos pais, a diretora da International School of Cuiabá (ISC), Zenaide Brianez Rodrigues, preparou algumas dicas para facilitar a rotina de todos.

Na International School of Cuiabá, de acordo com a diretora, é utilizada uma abordagem lúdica para que as crianças sejam envolvidas ativamente em seu próprio desenvolvimento, o que possibilita que os menores se tornem protagonistas da própria aprendizagem.

“A abordagem no campo da linguagem, pensamento lógico-matemático, educação ambiental, também são trabalhados de forma integrada. Nossos ambientes estão preparados para receber os alunos de maneira segura aconchegante”, pontua Zenaide.

Confira agora as dicas de adaptação da rotina:

Iniciar o quanto antes uma rotina próxima de como serão os dias no ano letivo, por exemplo: iniciar a regulação do sono da criança, pois uma boa noite de sono é de extrema importância, bem como estabelecer horários programados para alimentação.

Não esquecer dos itens essenciais, como: caderno, estojo com: lápis, borracha, apontador, lápis de cor, tesoura, cola, etc, deixando o material organizado e separado. E que tal transformar este momento em algo leve e divertido? Inclua a criança na organização, assim ela já vai se acostumando e aprendendo também a cuidar do que é seu;

É possível criar atividades para customizar os livros e cadernos, por exemplo. Juntos, pais e filhos podem criar uma capa bonita com cola colorida, glitter, canetas, recortes e colagens. Com isso, é possível proporcionar um momento em família e ainda garantir um material personalizado para levar para a escola.

Conversem com seus filhos sobre seus dias letivos na escola para que eles fiquem tranquilos e atentos a tudo o que vai acontecer com eles, pois mudanças de série geram novas expectativas e dúvidas que devem ser ouvidas.

“Lembrem-se que as crianças também têm aflições, sentimentos e emoções que devem ser sempre levadas em consideração. E essa atitude dos pais em ouvi-las tem uma função muito importante no desenvolvimento porque influencia na construção da autonomia e autoestima dos pequenos, além de influenciar na maneira como eles irão agir diante de situações que exigem adaptação e superação”, explica Zenaide.

Apesar de algumas crianças estarem já contando os dias para voltar à escola, outras têm mais resistência. Se observar esta falta de ânimo, deve-se ajudar a criança a entender esse sentimento e aproveitar para mostrar os pontos positivos do retorno às atividades escolares, como rever os amigos, brincar, fazer novas descobertas, reencontrar os professores e aprender novos assuntos.Esse exercício estimula a criança a encontrar o lado bom das coisas e é uma das melhores dicas para volta às aulas. Além disso, esse hábito também ajuda a criança a esquecer dos medos e aflições.


FOTO ASSESSORIA 



INFORMES PUBLICITÁRIOS