IBGE recenseou 3,1 milhões em Mato Grosso

A Superintendência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso recenseou, de 1º de agosto até o dia 1º de março, 3.125.587 moradores em 1.544.825 domicílios visitados. Esse total de moradores recenseados representa 87,62% da população estimada em Mato Grosso para o ano de 2021.

O balanço aponta ainda que 135.093 domicílios de Mato Grosso estavam com os moradores ausentes nas tentativas de visita do recenseador. Ao todo, 3,14% dos domicílios mato-Grossenses se recusaram a responder ao Censo 2022, enquanto que o percentual de recusa na PNAD Contínua (Pequisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) no terceiro trimestre de 2022 foi de 2,83%. Ainda se espera que esse percentual de recusa seja reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.

O IBGE encerrou nesta terça-feira (28-02), a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico em todo o país, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas (91%), levando em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. O Instituto informa que se inicia nesta quarta-feira (01-03) a Etapa de Apuração. Já a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no final de abril.

A Etapa de Apuração compreende os trabalhos de Análise dos Dados do Censo, a serem realizados pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC). Ressaltamos que estes trabalhos vão implicar alguns retornos a campo, para efeito de: Trabalho de Supervisão Pontual, a ser realizado pela equipe especial de supervisores, indicada pela Comissão de Planejamento e Organização do Censo; Trabalho de Crítica e Consistência dos Dados; Trabalho de Imputação dos Dados; Análise dos Primeiros Resultados; até a definição da Divulgação dos Primeiros Resultados.

Por conta de todos estes cuidados de checagem, verificação e refinamento da coleta, nesta Etapa de Apuração é importante frisar que alguns domicílios ainda vão receber visitas de recenseadores ou supervisores. Também cabe lembrar à sociedade que segue em operação a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE). Uma das etapas do Censo Demográfico, a PPE contempla uma amostra de cerca de 1,5% dos setores censitários. Seu principal objetivo é fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta.

 

FOTO: AGENCIA BRASIL



INFORMES PUBLICITÁRIOS