Varejo acelera no mês do Dia das Mães e tem alta de 11,1% ante abril
Dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indicam que a celebração do Dia das Mães afetou positivamente a movimentação financeira real de alguns segmentos do comércio varejista. O índice aponta que, na primeira quinzena de maio de 2023, a média diária da movimentação financeira real dos pequenos e médios negócios do setor cresceu 11,1% ante abril de 2023. Por outro lado, na comparação com maio de 2022, o IODE-PMEs mostra um recuo de -5,3% do setor varejista, alinhado com o comportamento de desaceleração que vêm sendo observado no Comércio como um todo ao longo dos últimos meses.
Para elaborar a análise, o índice comparou a movimentação financeira média diária dos últimos 12 meses de 70 segmentos do varejo, a partir dos dados do IODE-PMEs. Em maio de 2023, foi considerada a média diária da primeira quinzena do mês, em que há maior concentração de vendas relacionadas à data comemorativa.
O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 660 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, explica que, diante destes resultados, a análise dos dados do IODE-PMEs traz indícios de que o Dia das Mães pode ter exercido papel importante na evolução das vendas do varejo na primeira metade deste mês, considerando a aceleração observada ante abril de 2023. De toda forma, a comparação anual ( média diária de maio de 2022), evidencia o contexto geral mais desafiador enfrentado pelas PMEs do setor recentemente.
“Neste sentido, quando avaliamos os segmentos do varejo na primeira quinzena de maio, observamos que o resultado foi bastante heterogêneo entre aqueles mais influenciados pela data comemorativa. Entre os 10 segmentos com melhor performance no período – isto é, com evolução mais significativa na comparação de maio de 2023 ante maio de 2022 -, historicamente, ao menos cinco atividades são consideravelmente afetadas por campanhas publicitárias e promoções relacionadas ao Dia das Mães”, ressalta Beraldi.
É o caso, por exemplo, do ‘varejo de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo’, ‘varejo de plantas e flores naturais’ e ‘varejo de artigos de vestuário e acessórios’, que mostraram os aumentos mais robustos na média diária no período recente. Outros segmentos relacionados com a data também mostraram avanços no período, como: ‘varejo de livros’ e ‘varejo de artigos de colchoaria’.
Na contramão do resultado, houve segmentos historicamente beneficiados pela data comemorativa que recuaram neste comparativo. Atividades como ‘varejo de calçados’, ‘varejo de balas, doces e bombons’ e ‘varejo de artigos de joalheria’ não viram sua movimentação financeira média acelerar frente ao verificado no ano anterior.
“Além do efeito sazonal trazido pela própria ocorrência do Dia das Mães, o avanço da atividade no varejo na primeira quinzena de maio de 2023, comparado a abril de 2023, traz indicativos de que o consumo até pode voltar a ganhar fôlego, após a desaceleração observada nos últimos meses. Contudo, o aumento recente do desemprego e a manutenção das taxas de juros em níveis elevados no país são fatores que devem continuar restringindo o ímpeto do setor varejista no curto prazo”, reforça Beraldi.
Sobre o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs)
Compreendendo a relevância das PMEs no desempenho econômico do nosso país, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que acompanha as atividades econômicas das pequenas e médias empresas brasileiras. A pesquisa da scale-up Omie é um tipo de apuração inédita entre as empresas do segmento, atuando como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, além de oferecer uma análise segmentada setorialmente do mercado de PMEs no Brasil. Para elaborar os índices, a Omie analisa dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de contas a receber de mais de 100 mil clientes, cobrindo 660 CNAEs (de 1.332 subclasses existentes) – considerando filtros de representatividade estatística. Os dados são deflacionados com base nas aberturas do IGP-M (FGV), tendo como base o índice vigente no último mês de análise, com o objetivo de expurgar o efeito meramente inflacionário na série temporal, permitindo que se observe a evolução das movimentações financeiras em termos reais.
Sobre a Omie
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de destravar o crescimento de todos os tipos de negócios, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, ancorada em quatro grandes pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de PMEs, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Líder do segmento, a empresa conta com mais de 25 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 120 mil clientes, mais de 1500 colaboradores e mais de 150 unidades de franquias no país.
FOTO ASSESSORIA






