Sessões de cinema do Sesc-MT abordam vínculos familiares, ficção científica e clássicos de Hollywood

Além do ‘CineSesc’ e ‘Sessão Pipoca’, diversas produções serão exibidas no ‘Arsenal de Curtas’

O Serviço social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT) promove o acesso popular às obras do audiovisual nacional e clássicos da era de ouro hollywoodiana por meio das sessões do ‘CineSesc’ e ‘Sessão Pipoca’. No mês de julho, também serão exibidas histórias encantadoras no ‘Arsenal de Curtas’, uma sessão especial que reunirá produções infantis.

Além do entretenimento, o projeto proporciona ao público a aproximação da própria cultura e acesso a filmes que fazem parte da história do cinema.

As unidades Arsenal e Rondonópolis exibem, juntas, mais de dez obras entre animações, curtas e longas-metragens. Confira a programação completa.

Miúda e o Guarda-Chuva

Uma garotinha, uma planta carnívora e um exército de formigas. A animação do diretor Amadeu Alban utiliza desses três elementos para trazer diálogos sobre vida e morte de forma poética e fantasiosa. Os traços infantis, juntamente com as reflexões, prometem encantar o público de todas as idades.

Disque Quilombola

O diretor David Reeks retrata a infância em uma comunidade no Espírito Santo, através dos olhos das próprias crianças.

A obra traz uma discussão entre infância, educação e a cultura quilombola.

Menina Espantalho

O curta-metragem conta a história de Luzia, uma menina que mora no campo com os pais e o irmão Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia manifesta seu desejo em acompanhá-lo. Porém, a garotinha é impedida por seu pai autoritário, que a obriga cuidar da plantação de arroz. Mesmo com os obstáculos, Luzia irá encontrar outra maneira de aprender a ler

Vivi Lobo e o Quarto Mágico

Adaptado de um livro ilustrado de mesmo nome, ‘Vivi Lobo e o Quarto Mágico’ surgiu do trabalho de conclusão de curso da autora e diretora Isabelle Santos. A criadora das obras revela que a história é um diálogo sobre liberdade, equidade de gênero, protagonismo feminino e infantil. Vivi Lobo é uma menina de 9 anos que conhece mulheres incríveis através do seu quarto mágico.

Naiá e a Lua

Uma nova visão da lenda tupi-guarani sobre o surgimento da flor da vitória-régia é apresentada pelo diretor Leandro Tadashi. Após ouvir o mito sobre o surgimento das estrelas no céu, contado pela anciã de sua aldeia, a jovem indígena Naiá se apaixona pela lua. A narrativa poética que se segue mistura animação e atuação envolvendo o espectador com a história.

O título ‘Ba’ deriva da palavra “Batchan”, que significa avó em japonês. É justamente com ela que o menino Bruno passa a conviver, tendo que lidar com as mudanças em sua casa e em sua vida. Em 14 minutos, a narrativa apresenta os desdobramentos dessa relação.

Napo

O ambiente familiar e a relação entre uma criança e um idoso ganha atribuições da cultura brasileira neste premiado curta-metragem. A animação mostra o convívio complicado de Bruno e seu avô. A situação é agravada quando o idoso precisa de cuidados especiais após o diagnóstico de Alzheimer.

Tempos Modernos

O filme é uma das obras mais conhecidas de Charles Chaplin, que interpreta um operário na busca por se estabelecer profissionalmente em uma fábrica em meio a inovações tecnológicas e contradições.

O contexto histórico contribuiu para a consagração de ‘Tempos Modernos’ como um clássico do cinema. Lançado em 1936, a produção evidencia o modelo industrial da época.

Luzes da Cidade

Desta vez, o personagem interpretado por Charles Chaplin vive duas situações inusitadas. Ao tentar ajudar uma vendedora de flores cega a recuperar a visão, ele é confundido com um ricaço. Em outra cena, Chaplin impede um milionário de cometer um grande erro, mas acaba sendo acusado de ser um aproveitador.

A Felicidade Não Se Compra

Considerado o filme mais inspirador de todos os tempos, o clássico conta a história de George Bailey, um homem generoso que ao perder um grande valor em dinheiro na véspera do Natal, cogita tirar a própria vida. Porém, um anjo lhe mostra uma realidade paralela e George consegue ver como a vida das pessoas ao seu redor seria sem ele.

A Primeira Perda da Minha Vida

Ao se deparar com uma menina chorando, Kafka descobre que ela perdeu sua boneca. Para consolá-la, o homem mente que a boneca embarcou em uma viagem e está enviando cartas sobre suas aventuras a ele. Dessa forma, aos poucos a garotinha aprende a lidar com a perda.

O Homem do Futuro

O longa conta a história de Zero, um cientista sem credibilidade que volta ao passado graças à sua última invenção. Porém, seu feito acaba interferindo no futuro e ele precisa consertar as coisas enquanto luta para não perder Helena, seu grande amor.

O Mar e as Folhas

O documentário relata a história da artista visual Telma Lopes. Uma narrativa sobre arte, educação, sustentabilidade, política e mulheres fortes e inspiradoras.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO ‘CINESESC’ NO SESC ARSENAL - às 19h

Tempos Modernos – Dia e 28

A Felicidade Não Se Compra – Dia 14

O Homem do Futuro – Dias 15 e 30

Luzes da Cidade – Dias 16 e 29

 

PROGRAMAÇÃO ‘SESSÃO PIPOCA’ NO SESC ARSENAL - às 17h

Miúda e o Guarda-Chuva – Dia e 28

 

PROGRAMAÇÃO ‘ARSENAL DE CURTAS’ NO SESC ARSENAL - às 17h

Disque Quilombola – Dias 15, 16 e 30 de julho

Menina Espantalho - Dias 15, 16 e 30 de julho

Vivi Lobo e o Quarto Mágico - Dias 15, 16 e 30 de julho

Naiá e a Lua – Dias 14 e 29 de julho

Bá – Dias 14 e 29 de julho

Napo – Dias 14 e 29 de julho

 

‘CineSesc - O Mar e As Folhas’

Quando: 26 de julho (quarta-feira), às 14h

Onde: Teatro do Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, s/n – Quadra 197 – Residencial Colina Verde – Sagrada Família – Rondonópolis – MT)

Entrada gratuita

 

‘Sessão Pipoca - A Primeira Perda da Minha Vida’

Quando: 30 de julho (domingo), às 16h

Onde: Concha Acústica do Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, s/n – Quadra 197 – Residencial Colina Verde – Sagrada Família – Rondonópolis – MT)

Entrada gratuita

 

 


FOTO SESC 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL