Aluno do Sesi Escola Cuiabá conquista bolsa de estudos em universidade americana

Lucas Jackson Barroso Gonçalves, 19 anos, conseguiu uma bolsa de estudos e já é o novo estudante da Franklin &Marshall College, localizada em Lancaster, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele foi estudante do Novo Ensino Médio (NEM) do Sesi Cuiabá e realizou o que para muitos é um sonho, cursar uma faculdade no exterior.

Na trilha dele, está a aluna Alanis de Paula Pinheiro dos Santos. Ele também está se candidatando a vagas em diversas faculdades estadunidenses, mas tem a sua preferida, a Rice University.

Por enquanto, Alanis está indo bem nas etapas de seleção, porém o resultado virá apenas no começo de 2024. Já Lucas, está literalmente com as malas prontas e para os estudantes que perguntam como ele conseguiu, não faz segredos.

O futuro acadêmico em terras estrangeiras aconselha os adolescentes a pesquisarem, não desistirem e estudarem muito, além participar ativamente da vida escolar. Todo esse esforço precisa ser evidenciado e será utilizado pelo candidato no momento de concorrer a uma bolsa de estudos.

O interesse de Lucas em estudar nos Estados Unidos surgiu durante a pandemia da covid-19. Como estava em casa, se dedicou a pesquisar sobre o processo de seleção das universidades americanas e como poderia se inserir entre os candidatos. Logo percebeu que o primeiro obstáculo seria a língua e, em dois anos, focou seus esforços em aprender o inglês para passar por uma das etapas, o teste de idioma, que aconteceu este ano, após ele concluir o 3º ano.

“Eu passei. Fiz a prova on line e percebi que os entrevistadores eram muito gentis e compreensivos com minha situação. Fizeram até algumas brincadeiras para eu relaxar. Estava muito nervoso. Porém, eu também tinha pesquisado sobre as perguntas comuns nesse tipo de prova e me preparei”, explica.

Em seguida foi a hora de encaminhar toda a papelada como cartas de recomendações dos professores e honrarias, que incluem trabalhos voluntários, participação em eventos, certificados e prêmios. No caso de Lucas, ele participou de Olímpiadas de Astronomia e atividades extras ofertadas pela própria escola. O processo se encerra com uma redação, na qual o candidato tem que falar um pouco sobre a vida dele e desafios enfrentados ao longo da vida.

Após passar pelo seletivo, chegou a resposta, certamente inesperada. Lucas não foi só admitido com teve a oferta de uma bolsa de estudos no valor de 71 mil dólares. Nos Estados Unidos, diferente do Brasil, o valor passado já contempla estadia e alimentação. Então, ele conseguiu o recurso suficiente para pagar a universidade. Já a estadia e a alimentação ficam por conta da família do estudante e dele, já que aos acadêmicos bolsistas são oferecidas oportunidades de trabalho no campus por um período de 20h.

Com relação a faculdade, Lucas disse que é a ideal para ele que pretender cursar economia. Franklin &Marshall College foi uma instituição criada por iluministas e tem a formação crítica do cidadão no seu alicerce. “Eu consegui e estou aqui para dizer que todos que se esforçarem também podem. Não é fácil, mas também não é impossível”, finaliza.


FOTO SESI 



INFORMES PUBLICITÁRIOS