AMARELO OU DOURADO, SETEMBRO É O MÊS DE CONVERSAR SOBRE SAÚDE

Combate ao câncer infantojuvenil também recebe uma campanha este mês

 

Mesmo após o sucesso da 35ª edição do McDia Feliz, que aconteceu no último dia 26 de agosto, o trabalho da AACCMT, Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso, continua. A instituição, que acolhe, diariamente, centenas de famílias com crianças em tratamento contra o câncer, auxiliando na manutenção das necessidades básicas dos pacientes e acompanhantes durante o tratamento, já embarcou em uma nova empreitada pela saúde: o Setembro Dourado.

 

Coincidentemente, setembro também é o mês de prevenção ao suicídio, e a semelhança entre as cores não é o único tópico em comum entre as campanhas. Criada em 2013, por Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, a campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, conquistou rapidamente a atenção da população e da mídia, se tornando sinônima ao mês.

 

Já ó Setembro Dourado é uma campanha nacional criada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). O objetivo da ação é conscientizar a população sobre o câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

 

Uma pesquisa realizada pelo INCA descobriu que o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças entre pacientes de um a 19 anos no país, correspondendo a 8% dos óbitos. Em terceiro lugar no ranking está o suicídio, fatalidade cujo grupo mais afetado são jovens a partir dos 15 anos de idade.

 

Claudemir Ferreira da Silva, Presidente da AACCMT, também enxerga esse paralelo. “Assim como o Amarelo, o Setembro Dourado serve para incentivar e provocar as temidas conversas sobre saúde, seja ela mental ou física. Muitas vezes, os sintomas já se manifestaram, mas ninguém próximo do paciente sabe identificá-los. Por isso, a conscientização é muito importante!”, ele explica.

 

Sintomas de câncer infantojuvenil incluem perda de peso considerável sem justificativa, caroço em qualquer parte do corpo, inchaços na região ocular e cansaço. Caso qualquer um desses sintomas seja identificado, o médico deverá ser consultado imediatamente. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

 

Consulte o Instagram da AACCMT, @aaccmt, para mais informações sobre os sintomas e onde buscar atendimento.

 

Sobre A AACCMT

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de MT – AACC/MT - é uma instituição civil sem fins lucrativos que atua desde 24 de abril de 1999 no combate ao câncer infanto-juvenil, buscando garantir às crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar a cura, atuando de forma integrada com os órgãos estatais de saúde e proteção aos direitos da criança.

 

Desde Dezembro de 2000 a AACCMT oferece gratuitamente, na “Casa de Apoio” no bairro Alvorada; hospedagem, alimentação (5 refeições diárias), transporte para os hospitais, laboratórios, auxílio a exames e medicamentos e todo o suporte psico-social e lúdico-pedagógico para pacientes de regiões distantes que necessitam ficar nesta capital, para que tenham condições de acesso aos centros especializados em oncologia pediátrica, contribuindo para a continuidade do tratamento sem que haja desistência das famílias dos pequenos pacientes.

 

A “Casa de Apoio” da AACCMT conta com 40 leitos, onde as crianças ficam hospedadas com um acompanhante. Todas as despesas (água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários, funcionários, etc.) são custeadas pela própria Instituição, através de doações voluntárias, projetos, eventos e campanhas. Saiba mais sobre a AACCMT em www.aaccmt.org.br, Fone: (65) 3025-0800.

 

 

FOTO ASSESSORIA 



INFORMES PUBLICITÁRIOS