Novo romance de autora cuiabana é importante marco na nacionalização da literatura brasileira produzida em Mato Grosso
O romance “Café Majestic”, quarta obra da escritora cuiabana Stéfanie Sande, foi lançado em agosto pelo selo Alfaguara, do grupo Companhia das Letras, tornando-se importante marco na nacionalização da literatura brasileira produzida em Mato Grosso.
Maior grupo editorial do Brasil, a Companhia das Letras conta com diversos selos. Dentre eles, está o selo Alfaguara, que publica escritores como Haruki Murakami, Érico Veríssimo, Manoel de Barros, Jarid Arraes, Jamaica Kindad, dentre outros. É através do selo Alfaguara que “Café Majestic” foi publicado.
Apesar do alcance internacional e relevância da Companhia das Letras no mercado literário brasileiro, apenas dois outros autores cuiabanos foram publicados pelo grupo: Joca Reiners Terron, nascido em Cuiabá e radicado em São Paulo há quase 30 anos; e Manoel de Barros, também nascido na capital mato-grossense, embora tenha morado a vida toda em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde faleceu em 2014.
Sendo assim, “Café Majestic” torna-se o primeiro romance de uma autora cuiabana residente na cidade a ser publicado pela Alfaguara. “Começou quando eu enviei um outro romance para a seleção de originais da Companhia. Quando eles entraram em contato, ‘Virgínia' já estava publicado. Então, eles perguntaram se eu tinha outro livro. Foi assim que comecei a escrever "Café Majestic’”, conta a escritora.
“Café Majestic” já está à venda em livrarias de todo o país
“Café Majestic” já está a venda no site da Companhia das Letras e em livrarias de todo o país. O lançamento em Cuiabá está previsto para o mês de outubro, na livraria Janina.
Entrelaçando narrativas, “Café Majestic” acompanha a trajetória de Paula e Blake. Uma foi atriz de novela no passado; a outra é uma roteirista buscando o seu espaço na indústria cinematográfica no presente. São duas mulheres de gerações distintas, em momentos diferentes de suas carreiras, e, no entanto, algo terrível as une: ambas se relacionaram com Wagner, ator e diretor de sucesso, cuja carreira caminha em paralelo a uma série de casos de assédio sexual.
Ao se encontrarem no Café Majestic, as histórias de Paula e Blake serão finalmente contadas. Entrelaçando narrativas, Stéfanie Sande cria um romance perturbador e tocante, no qual as aparências do cinema mascaram terríveis verdades sobre ambição, desejo e poder.
Sobre a autora
Stéfanie Sande é escritora, mestre e doutora em escrita criativa pela PUCRS. Em 2014, publicou o livro de poemas "Borboletas infinitas de coração imperfeito". Em 2015, passou três meses na França, onde escreveu o romance "O último verso", vencedor do prêmio Mato Grosso de Literatura. "Virgínia", seu segundo romance, foi publicado em 2021 e selecionado para o projeto Literamato II em 2022. "Café Majestic" é o seu primeiro livro lançado pela Alfaguara.
(Da assessoria)
FOTO ASSESSORIA