Ampliar o olhar aos serviços de odontologia na rede pública e inclusão são prioridades
Garantir um bom atendimento odontológico à população que precisa da Rede Pública e promover cada vez mais a inclusão é uma das prioridades da Chapa 01 ‘Expande CRO-MT Mais’.
“Vamos ampliar ações voltadas para o coletivo como ampliar o olhar para os serviços oferecidos na rede pública indo em municípios que o CRO ainda não visitou no sentido de fiscalizar e orientar as gestões municipais e a estadual para que o coletivo tenha um atendimento digno. E também queremos ampliar projetos de inclusão. Nesta gestão fechamos parcerias com faculdades para atender pessoas em vulnerabilidade e mulheres vítimas de violência, também vamos ampliar as parcerias como com a Secretaria da Mulher de Cuiabá para levar orientação para os dentistas identificarem casos de violência doméstica. E ainda levar as novas posturas para atendimento de pacientes com espectro autista”, explica a dentista Wânia Dantas que faz parte da Chapa 01.
COMPOSIÇÃO COM A FORÇA FEMININA
A chapa 01 é composta por 10 membros sendo 5 candidatos titulares e 5 candidatos a suplentes. O que chama atenção é a representatividade feminina já que 7 são mulheres e 3 homens. “A chapa 01 está dentro da realidade brasileira em que 72% dos profissionais odontológicos são mulheres”, confirma Wânia, que é a presidente atual do Conselho e em sua gestão já é 50% de mulheres e 50% de homens.
Veja os nomes dos componentes:
- Wania Dantas (atual presidente)
- Vinicius Canavarros (Cuiabá)
- Mayra Duarte (Cuiabá)
- Hevelin Pimenta (Cuiabá)
- Roberto Maia (Cuiabá)
- Fabiane Louly (Cuiabá)
- Adrielly Queiroz (Cuiabá)
- Valdinei Santos (Rondonópolis)
- Claudine Bussolaro (Sinop)
- Sandra Filipeto (Sorriso)
Conheça as propostas da Chapa 01
CÓDIGO DE ÉTICA:
- Resumir orientações em uma cartilha de ética com as principais informações éticas
- Buscar flexibilização e atualização do código de ética junto ao CFO.
EDUCAÇÃO:
- Manter o CRO na Estrada, levando orientações sobre o código de ética e curso/capacitações para a classe odontológica em todo o Estado, promovendo também congressos com palestrantes do nosso Estado e convidados nacionais;
- Promover cursos e capacitações sobre gestão, finanças, liderança, marketing, atendimento de excelência, empreendedorismo, entre outros;
- Posicionar contra o EAD 100% na odontologia e buscar apoio nas bancadas junto aos gestores e sistema conselhos,
- Trabalhar contra abertura de novas faculdades de Odontologia, buscando apoio ao decreto 9235 para que os regionais sejam consultados pelo MEC e emitam parecer sobre a necessidade ou não de vagas para a região;
- Jovem Dentista: Criar parcerias com instituições de ensino para fortalecer a formação acadêmica dos futuros profissionais;
- Cartilha CRO: orientações de busca rápida de como montar o primeiro consultório e quais documentos necessários.
- Criação de um cadastro de professores parceiros para ações do CRO na Estrada e participação no CROcast.
SOCIAL:
- Estreitar parcerias com as faculdades para atendimento odontológico prioritário para mulheres vítimas de violência doméstica e grupos vulneráveis;
- Buscar parcerias com as prefeituras para aquisição de unidades móveis promovendo ações sociais em regiões remotas;
- Comissão da Mulher: Orientar a identificação de vítimas com sinais de agressão e encaminhamento seguro para autoridades competentes, como a sala da mulher, através de palestras em parceiras com a Secretaria da Mulher e de Delegacia da Mulher(Meu Sorriso Ninguém Tira);
- CRO no espectro autista: desmistificar e levar orientação ao CDs para realizar atendimentos e novas formas de condutas;
- CRO atento ao bullying: combate a ações à aparência dos dentes, e incentivar a diversidade estética.
- Incentivar o esporte com corridas, campeonatos de beach tennis e futebol, promovendo saúde mental e networking.
VALORIZAÇÃO:
- Ações de aproximação com o poder público e a comunidade, que exaltam os cirurgiões dentistas: moções de aplausos na Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa por todo o Estado, reuniões das comissões de especialidades do CRO com gestores, ações sociais de orientação em escolas e bairros, parcerias com faculdades e associações(ABO, SOBRABE,ABCD, ABOR, AMOBE), comemorações de datas e televisões para a propagação de importância da saúde bucal.
BENEFÍCIOS PARA O CD:
- Programa de descontos: fomentar a rede de empresas parceiras do CRO-MT com grandes benefícios de descontos e condições especiais de pagamento para os dentistas;
- Anuidade: Incentivar o uso do CFO Pay para o resgate de cashback para descontos na anuidade;
- Piso salarial: Estreitar parcerias com a Sindiodonto para fortalecer e respaldar ações e denúncias ao Ministério Público para o cumprimento da Lei Federal n° 3.999/61.
SUSTENTABILIDADE:
- Incentivar a adoção de práticas sustentáveis nas clínicas odontológicas, visando a preservação do meio ambiente.
- A implantação do Papel Zero foi um sucesso e o próximo passo é a efetivação do projeto de energia solar na sede do CRO-MT
COMUNICAÇÃO:
- Criação de um CROcast, com o objetivo de estreitar o vínculo e levar informações relevantes para toda a classe,
- Utilizar os canais de comunicação do CRO (site, redes sociais, coluna jornalística, email, whatsapp, telefone) com estratégias efetivas para que, de fato, as informações cheguem ao profissional, aproximando e criando um vínculo entre os dentistas e a entidade de classe.
- Reuniões de feedback com os dentistas para ouvir reclamações, críticas e sugestões de melhoria do serviço;
FISCALIZAÇÃO:
- Implementar ações de combate ao exercício ilegal da profissão e aos falsos dentistas.
- Abertura de delegacias físicas em Alta Floresta e implementar 5 delegacias virtuais em Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Juína e Confresa, com o objetivo de ampliar a cobertura, apoio e segurança para os cirurgiões-dentistas, especialmente os que atual em regiões de fronteiras.
ELEIÇÃO
A eleição que acontece no dia 6 de outubro no formato online e só poderão votar os dentistas que estiverem quites com o CRO.
FOTO ASSESSORIA