Facmat lança Conselho Estadual da Mulher Empresária em apoio ao empreendedorismo feminino

Conselho busca disseminar o associativismo e fomentar iniciativas que visem o aumento da participação das mulheres nos negócios

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) lançou o Conselho Estadual da Mulher Empresária como parte da programação do Congresso Estadual das Associações Comerciais, que acontece até esta sexta-feira (06.10), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O Congresso ocorre concomitante com a 13ª edição da Feira do Empreendedor 2023.

De acordo com o presidente da Facmat, Jonas Alves, o Conselho tem o objetivo de debater assuntos e ações de interesse do público feminino, disseminar o associativismo e o empreendedorismo feminino, além de promover iniciativas que visem ao aumento da participação das mulheres em todas as atividades.

“Este é um momento de grande importância e historicamente significativo para a Facmat. Na verdade, a mulher empreendedora sempre esteve atuante dentro das Associações Comerciais, colaborando conosco ao longo do tempo. Agora, estamos fortalecendo ainda mais essa conexão ao introduzir o Conselho Estadual da Mulher Empresária”, afirmou o presidente.

Ele ressalta que com o Conselho, as mulheres serão encorajadas a compartilhar suas ideias e conhecimento, contribuindo assim com informações valiosas, além de poderem aproveitar as oportunidades disponíveis, como linhas de crédito e outros recursos direcionados especificamente para o empreendedorismo feminino.

"Estamos vivendo um momento de grande importância e é fundamental tirar o máximo proveito dele para promover e impulsionar o empreendedorismo feminino. As Associações Comerciais estão totalmente comprometidas com esse objetivo e em constante evolução", enfatizou.

A diretora da Facmat, Mariza Bazo, que está à frente do Conselho, enfatiza que o propósito é promover treinamentos, capacitação e qualificação, com foco no desenvolvimento das mulheres, abrangendo liderança, produtos e serviços, além de fortalecer institucionalmente tanto a Facmat quanto as Associações Comerciais.

“Nosso objetivo é promover o empreendedorismo feminino dentro das Associações Comerciais, capacitando as mulheres e abrindo oportunidades para elas em âmbito local, regional e nacional. Isso assume uma grande importância, pois a união dessas forças nos permite buscar cada vez mais nosso propósito de fortalecer a classe empresarial”, destacou.

Para a diretora da Facmat, Andreia Tereza de Rezende, o lançamento do Conselho é um marco para a entidade, pois incentiva a participação feminina nas Associações, além de atender as necessidades específicas de cada município em relação às mulheres empresárias locais.

“A importância desse Conselho é muito grande, porque vai trazer para as mulheres as ferramentas necessárias para a gestão e desenvolvimento de seus negócios”, opinou.

Participações femininas

A participação das mulheres nas Associações Comerciais do Estado sempre foi uma realidade e vem crescendo. Em Rondonópolis, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial (ACIR) criou neste ano o Núcleo da Mulher Empreendedora, que se dedica a projetos para desenvolver e oferecer suporte às mulheres empreendedoras do município.

“Em Rondonópolis, acompanhamos de perto o quão especial e relevante é estar ao lado de mulheres que muitas vezes buscam superar situações de vulnerabilidade, e o empreendedorismo pode ser a porta para essa superação”, esclarece a presidente da ACIR, Marchiane Fritzen.

Segundo ela, o núcleo não se limita apenas a oferecer apoio ou networking, mas visa também impulsionar o progresso das empresárias.

“Realizamos atividades como precificação, estratégias de marketing e desenvolvimento de habilidades de liderança, pois fomos criadas para nos dedicar à família, muitas vezes sem perceber o potencial que possuímos”, acrescentou Marchiane.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Água Boa (ACEAB), Mirian Bernieri, acredita que as mulheres estão se destacando cada vez mais em todas as atividades e expressa seu apoio a todas as ações que visam auxiliá-las.

“Sempre fui uma apoiadora das mulheres e acredito que estamos ganhando cada vez mais força no mercado, apesar dos desafios e preconceitos, até mesmo de outras mulheres. O empoderamento feminino tem transformado nossas vidas como empreendedoras, e considero o trabalho da Facmat incrível e promissor nesse sentido”, salientou Mirian.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), Rodrigo Andrade, relatou que a entidade é composta por igual, com 50% de homens e 50% de mulheres, refletindo o comprometimento da Associação com a igualdade de gênero.

“Na ACITS não há hierarquia, todos trabalham em parceria, unidos para fortalecer nossa sociedade e promover o crescimento de nosso comércio, serviços, indústria e município. É assim que trabalhamos em nossa Associação e na comunidade”, finalizou Rodrigo.


FOTO ASSESSORIA 



INFORMES PUBLICITÁRIOS