Polícia deflagra Operação contra roubos de veículos ordenado por presos
Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Civil deflagrou a Operação "Ares Vermelho" que combate o roubo de carros ordenados por presos aqui em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.
São cumpridas 125 ordens judiciais, sendo 51 mandados de prisão preventiva, 12 conduções coercitivas e 62 buscas e apreensão domiciliar, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. Dos 51 envolvidos 33 são de Cuiabá.
A operação tem mandados da 7ª Vara Criminal da Capital - Vara Especializada do Crime Organizado e é comandada pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), em parceria com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.
Investigações ficaram a cargo dos delegados Vitor Hugo Teixeira Bruzulato, Marcelo Martins Torhacs, ambos da Derrfva, e Luiz Henrique de Oliveira, da Inteligência, diretores e membros da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Foram 3 meses de investigação que mostraram que a ação criminosa é liderada por membros de uma facção, que agem de dentro de presídios de Mato Grosso, e mantêm alianças com facções dos Estados de Rondônia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas.
As prisões preventivas são cumpridas nas cidades de Barra do Garças (1), Jaciara (1), Nova Olímpia (1), Cuiabá (33), Várzea Grande (2), Chapada dos Guimarães (2), 5 em Campo Grande (MS) e 6 em Rondônia. As conduções coercitivas são cumpridas em Nova Olímpia (2), Sinop (1), Cuiabá (6), Várzea Grande (1), Rondonópolis (1) e Estado do Pará (1). As buscas ocorrem em todas as cidades com membros investigados.
A Polícia Judiciária Civil estima que o grupo criminoso tenha sido responsável por 60% dos roubos e furtos de veículos automotores ocorridos nos três meses da apuração.
“Ares” remete ao deus grego das guerras, da guerra selvagem com sede de sangue, daí o complemento “vermelho”, devido a cor.