Alunos da UFMT apresentam alimentos inovadores ao público
Em tempos onde a alimentação tem obtido atenção da sociedade na busca em evitar doenças e criar uma vida mais saudável, é que os acadêmicos da Faculdade de Nutrição (Fanut), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, buscam desenvolver novos produtos para incrementar a alimentação dos brasileiros e ainda inovar o comércio regional. O resultado desse desafio será apresentado na IX edição da “Experimente” - feira de novos produtos do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que acontece nesta terça-feira (22.08), às 19h30, no saguão entre os blocos didáticos I e II (atrás do Bloco de Direito da UFMT). A entrada é gratuita e o evento aberto a toda comunidade.
Nesta edição os alunos formandos irão expor, para degustação pelo público que frequentará a feira, 300 unidades dos produtos brownie de beterraba elaborado com farinha do mesocarpo de babaçu; grissini com adição de semente de abóbora e sabor orégano e doce tipo pé-de-moleque de semente de abobóra, sob a orientação e acompanhamento da Professora-Mestre Samira Gabrielle Oliveira Patias, coordenadora do evento e que ministra a disciplina de Desenvolvimento de Novos Produtos. Haverá ainda exposição de alimentos funcionais e prebióticos por discentes dos cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição, sob a orientação das Professoras-Doutoras: Maressa Caldeira Morzelle e Sabrina Neves Casarotti; de produtos elaborados pelos discentes da disciplina Tecnologia de Grãos (curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos), sob orientação do Prof. Dr. Paulo Afonso Rossignoli; de vídeos sobre a produção de alimentos industrializados diversos (iogurte, balas, biscoitos, geleias e etc) e estes alimentos pelos discentes das disciplinas de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias Aplicadas à Indústria de Alimentos I (curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos), sob orientação da Profa. Dra. Katiuchia Pereira Takeuchi; de informações sobre a profissão cientista de alimentos por discentes do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, sob orientação da Profa. Dra. Luciana Kimie Savay da Silva.
Também, no decorrer da IX Eperimente, será realizada uma votação para conceder a um dos diversos produtos desenvolvidos pelos formandos o prêmio “Produto alimentício mais inovador”. A divulgação dos vencedores será ao final da feira.
O objetivo do evento, conforme Samira, é expor para a degustação os novos produtos alimentícios formulados pelos discentes durante a disciplina de Desenvolvimento de Novos Produtos, além disso, o evento proporciona ao público acesso a informações relativas ao curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e difusão do conhecimento científico, fomentando a divulgação do curso e aumentando a discussão sobre formas de manipulação, desenvolvimento, industrialização, higienização e comercialização de alimentos.
A “Experimente” foi realizada pela primeira vez em 2014, quando o curso completou quatro anos. O evento surgiu com o objetivo de fazer com que os discentes colocassem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do aprendizado. No evento os alunos têm a possibilidade, e autonomia, para criar produtos e embalagens inovadoras no mercado. Samira conta que em edições anteriores foi desenvolvido um queijo com pingos de goiabada, uma barra de cereais à base de soja e uma pré-mistura de cupcake sem glúten. Em outro foram apresentados na Feira: um doce de abóbora tipo brigadeiro; um iogurte de tomate e um sorvete com sabor de pixé.
Serviço
O quê? Feira “Experimente” para apresentação de novos produtos alimentícios
Quando: 22.08.2017 – 19h30
Onde: Saguão entre os Blocos didáticos I e II (atrás do Bloco de Direito da UFMT)
Quanto: Entrada gratuita