O que esperar do setor de franquias em 2024
Marcas renomadas do mercado são uma boa pedida para quem deseja empreender
O ano de 2024 promete ser um período de crescimento expressivo para diversas empresas do setor de franquias. Muitas delas têm planos de expansão ambiciosos, visando ampliar a cobertura geográfica da rede e fortalecer a marca em diferentes regiões do país.
É o caso do Buddha Spa, a maior rede de spas urbanos da América Latina. Em 2023, a marca cresceu 66% em receita na comparação com 2022. Em 2024, espera aumentar o faturamento em 55%, em relação a 2023. Para isso, prevê a inauguração de 50 novas unidades – em 2023 foram 26 aberturas.
“O crescimento de 2023 foi resultado da maturação do modelo de negócios ao longo do tempo, melhora da qualidade de processos internos, maior estruturação da rede com lançamento de nossa escola de formação Buddha Spa College e outras otimizações de canal de venda digital, além de ampliação do alcance da marca para novas cidades e estados”, explica o CEO da rede, Gustavo Albanesi.
Com investimento a partir de R$ 600 mil, a franquia Buddha Spa oferece faturamento médio mensal de R$ 160 mil e retorno do investimento em um prazo que vai de 24 a 36 meses.
A Morana, rede de franquias de acessórios femininos com cerca de 300 lojas no país, inaugurou 22 unidades em 2023 e espera abrir outras 40 em 2024. Segundo Jae Ho Lee, CEO da empresa, o foco agora são as cidades do interior, menores, e lojas de rua, uma vez que a Morana já tem forte presença em shopping center.
Lee explica que cidades de menor porte, que não seriam aprovadas cinco anos atrás, hoje são autorizadas a operar principalmente em função de uma mudança no perfil do franqueado dessas unidades: o franqueado influenciador. “É um empreendedor ou empreendedora que tem uma certa influência na comunidade local, pelas redes sociais, e com isso atrai consumidores para que a loja seja sustentável”, explica. “Além disso, trata-se de um franqueado que atua no dia a dia da operação.” Atualmente, 70% das novas franquias da rede são adquiridas por quem já é franqueado Morana.
O investimento inicial em uma unidade da Morana começa em R$ 150 mil para quiosques e em R$ 320 mil para loja. O retorno do investimento varia de 18 a 36 meses.
A Nutty Bavarian, famosa pelas castanhas glaceadas mais cheirosas do país, vem conquistando cada vez mais mercado. No ano passado, a marca abriu nada menos que 30 novos pontos de venda, encerrando o ano de 2023 com 161 unidades em operação – um crescimento de 23% em relação a 2022.Para 2024, a empresa segue em ritmo de expansão. A meta é abrir 34 novas franquias, e há oportunidades em 16 estados brasileiros: Brasília, Goiás, Alagoas (Maceió), Bahia, Ceará (Fortaleza), Maranhão (São Luís), Natal, Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Recife), Sergipe (Aracaju), Amazonas (Manaus), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O investimento total para adquirir um quiosque Nutty Bavarian é de R$ 130 mil, com um faturamento médio mensal estimado em R$ 42 mil. O retorno do investimento é esperado entre 12 e 18 meses.
A FarMelhor, por sua vez, renomada rede de farmácias com mais de 470 unidades espalhadas por todos os estados brasileiros, aposta fortemente na conversão de farmácias independentes para expandir a rede em 2024. A empresa identifica um potencial expressivo em muitas das mais de 50 mil farmácias de bandeira branca em todo o país, prontas para participar desse processo de transformação.
Renan Reis, CEO da FarMelhor, destaca os benefícios práticos de integrar uma rede com marca consolidada no mercado. “A farmácia que se converte para a FarMelhor passa a usufruir de todo o suporte operacional oferecido pela empresa, incluindo plataformas de compras, vendas, gestão e capacitação, que fazem parte dos pilares do sucesso da FarMelhor. Além de contar com estratégias de vendas e marketing adaptadas às lojas físicas, integrando-as aos canais digitais para ampliar o alcance e o fluxo de vendas, resultando em um aumento do faturamento. Tudo isso é customizado de acordo com cada microrregião, cidade ou bairro do país onde a farmácia está localizada”, afirma.
A FarMelhor alcançou um crescimento superior ao seu segmento de atuação, aumentando em 21% seu faturamento no ano de 2023, segundo dados do IQVIA. Em 2024, a rede pretende inaugurar mais de 40 novas lojas e converter outras 50 farmácias independentes.
A rede de franquias A Fórmula, que atua no segmento de farmácia magistral, tem metas bem ousadas para 2024. Hoje A Fórmula conta, entre unidades em operação e implantação com 90 lojas por todo o Brasil, a rede espera expandir em mais 30 unidades até o final do ano. Presente em 21 Estados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, A Fórmula terá seu foco nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, apostando crescer de forma significativa nessas praças.
Segundo a diretora de expansão da rede, Roberta Pires, o mercado magistral tem um potencial imenso de crescimento nessas regiões, além da maior concentração de atividades médicas do país. “Acreditamos que os empreendedores buscam marcas sólidas e estruturadas para investir, e essas são nossas premissas. Com 35 anos de mercado, A Fórmula tem muitos cases de sucesso”, ressalta Roberta.
A rede faturou em 2023, R$ 200 milhões, crescendo 20% comparado a 2022. E neste ano a marca espera crescer 20%. Para atingir esse número, a rede aposta muito no endo crescimento, ou seja, franqueados que abrem mais de uma unidade em seus territórios de atuação. Hoje, sete franqueados possuem juntos 22 unidades. “Essa é a maior prova da satisfação e ótima rentabilidade do negócio”, finaliza Roberta
Pesquisa inédita revela o verdadeiro perfil dos franqueados e como está a expansão do segmento no Brasil
O mercado de franquias brasileiro tem uma relevância enorme. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o país chegou a 188.878 operações em agosto de 2023, gerando 1,62 milhão de empregos diretos. Em 2022, o faturamento do setor foi de mais de R$ 211,5 bilhões. Mesmo com esses grandes números, pouco se sabia sobre o perfil dos milhares de empreendedores que investem e operam uma franquia no Brasil.
Entre os apontamentos da pesquisa está o claro desejo dos franqueados em expandir seus negócios. Realizada pela CommUnit, em parceria com a Hibou, “O Perfil do Franqueado & Multifranqueado” foi concebido como uma ferramenta de consulta e compartilhamento para a tomada de decisão de todos os participantes desse setor: franqueadores, franqueados, fornecedores e parceiros.
Denis Santini, fundador e CEO da CommUnit, explica que foram ouvidos 1500 empreendedores (franqueadores e franqueados), de 250 marcas, presentes em 750 cidades, e um dos apontamentos da pesquisa deixa claro o quanto é promissor esse segmento.
Para 51% dos entrevistados a credibilidade e confiança na rede é o principal ponto analisado na hora de fechar uma parceria. Enquanto 48% veem a estrutura da rede como ponto decisor. E são esses mesmos fatores que incentivam os franqueados a crescerem dentro da marca. A força e tradição somados ao suporte e estrutura da franqueadora são fundamentais para 57% dos pesquisados que pretendem se expandir dentro da própria rede.
Essa expansão, para mais de 50%, vai acontecer em menos de um ano. E 70% se mostraram interessado em ter outra franquia, mas dentro do mesmo segmento que já atua, enquanto 12% pensam em diversificar. Esse entusiasmo pelo modelo de negócio é resultado da boa receita na operação. Cinco em cada 10 entrevistados estão atingindo suas expectativas de receita.
Quanto ao valor que se pretende investir na segunda unidade, o montante gira entre R$100 mil a R$1 milhão, sendo que 28% pretendem investir até R$300 mil, e apenas 9% mais de R$1 milhão.
“Os franqueados e multifranqueados brasileiros possuem perfil dedicado que constrói oportunidades. E a pesquisa mostrou que mais da metade dos entrevistados trabalha mais de 6 horas por dia, em média, incluindo finais de semana”, ressalta Denis Santini.
Isso cria um mercado cada vez mais relevante de multifranqueados, com investimentos mais altos e expectativas que variam de acordo com o tamanho da rede.
“As redes de franquias atuam em um país continental, o que dificulta criar fórmulas de sucesso que funcionem em todos os Estados e Cidades. A chave está em construir uma base duradoura de valores com uma rede de apoio eficiente (fornecedores) e com possibilidades de pequenos ajustes considerando hábitos locais”, explica Denis. Ele ainda diz que existe uma gama de serviços e oportunidade de crescimento dentro da própria rede e que investir nos próprios franqueados pode trazer resultados mais rápidos.
Sobre a localização das franquias, a pesquisa mostrou que sete em 10 franqueados responderam que operam em lojas de rua (69%), enquanto os Shopping Centers são responsáveis por 35% das unidades e 19% em Centros Comerciais.
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