Carnaval 2024 deve injetar R$ 170 milhões na economia de MT

 

O levantamento realizado Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) revelou, ainda, que a maioria dos respondentes (66%) não comemorarão a data e outros 15% disseram que ainda não sabem.

Para entender o comportamento de consumo dos mato-grossenses no período festivo, o instituto da Federação realizou a pesquisa “Intenção de Compras para o Carnaval de 2024” com 510 pessoas, entre os dias 22 e 27 de janeiro, em 32 municípios do estado.

A margem de erro estimada em 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para os que pretendem comemorar o Carnaval, o levantamento mostra que 8% irão se divertir em seu domicílio, 4% pretendem ir a bares ou restaurantes, seguido de 3% que se destinarão a eventos de suas cidades, apenas 2% viajarão dentro do estado, mesmo percentual que viajará para outro estado.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o papel do Carnaval no calendário do comércio e sua importância para a economia local.

“A data é muito importante para diversos estabelecimentos comerciais e, consequentemente, para economia do estado, já que movimenta uma pluralidade de produtos e serviços. Por isso, a data está presente no planejamento dos empresários do comércio e serviços para atender o consumidor”.

A pesquisa revela, ainda, que para os que comemorarão em casa, viajando no estado ou em seus municípios, a média de gasto será de R$ 334,06.

Entre os que pretendem viajar, a média de gastos é ainda superior, chegando a R$ 1.100,00.

CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO - Dos que pretendem viajar, 65% disseram que irão de carro, outros 25% já compraram a viagem por meio de sites e 10% por meio de aplicativos.

Os deslocamentos fomentarão o turismo interno e de outros estados.

“É importante ressaltar que, apesar de o estado não ser um dos maiores destaques nacionais para comemoração do Carnaval, o turismo local tem seus atrativos, principalmente por suas riquezas naturais e as diversas formas de lazer disponíveis. Muitas pessoas buscam o nosso estado neste período, justamente para relaxar e para aproveitar as festas da nossa região, fomentando, assim, a economia regional através de compras locais, ida a eventos ou estabelecimentos em suas cidades ou viajando dentro do estado”, destaca a pesquisa.

Diante dessas comemorações, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais apontado para os gastos, com 49% de participação, seguido de 31% que disseram que pagarão com Pix outros 8% usarão dinheiro, 8% cartão de débito e 2% não souberam responder.

 

FOTO: FECOMÉRCIO/MT

 



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