Maysa Leão leva defensora Dra. Rosana Leite à tribuna para reforçar combate à violência.

redação

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) levou à tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (5), a defensora pública do Estado de Mato Grosso, Dra. Rosana Leite, para um diálogo franco e urgente sobre o papel do poder público e da sociedade no enfrentamento à violência de gênero.
 
Durante a sessão, foi relembrado o caso recente de Juliana Soares, de 35 anos, brutalmente agredida pelo ex-namorado, Igor Eduardo Cabral, de 29 anos, dentro do elevador de um prédio residencial. O vídeo que mostra Juliana recebendo 61 socos no rosto e na cabeça causou comoção nacional e reforça a gravidade da violência cotidiana que tantas mulheres enfrentam.
 
Convidada pela vereadora, a defensora pública Dra. Rosana Leite agradeceu o espaço e fez um apelo contundente em favor da escuta ativa e da credibilização da palavra das vítimas.
 
“Parabenizo a vereadora Maysa Leão por fomentar esse debate tão necessário. A violência contra a mulher precisa ser falada e discutida em todos os espaços. O maior desafio da nossa sociedade hoje é credibilizar a palavra das mulheres. Por muitos anos, fomos silenciadas, desacreditadas. Ainda hoje, quando uma mulher denuncia, há quem questione seu comportamento — e isso precisa acabar”, afirmou Rosana.
 
A defensora também lembrou casos emblemáticos amplamente divulgados pela mídia, como o da cantora Pamella Holanda, agredida pelo ex-marido DJ Ivis, além dos feminicídios de Thays Machado e Emilly Bispo da Cruz, ambos ocorridos em Cuiabá, em 2023.
 
“Quando uma mulher diz que está sendo vítima de violência, nós precisamos acreditar. Não é necessário um vídeo para provar algo que as estatísticas já escancaram. O poder público precisa acolher essas mulheres, especialmente as mais vulneráveis, que não têm advogado particular, nem plano de saúde, e dependem exclusivamente do sistema público para sobreviver”, completou.
 
A vereadora Maysa Leão destacou a importância de ações permanentes e do envolvimento da sociedade no combate à violência de gênero, indo além das datas simbólicas como o Agosto Lilás.
 
“Mato Grosso figura mais uma vez como um dos estados mais violentos do país para mulheres. Não podemos mais aceitar que esse debate fique restrito às instâncias judiciais. Essa é uma pauta de todos nós: do cidadão, das instituições e do poder público municipal. O que estamos fazendo para impedir o avanço da violência doméstica e dos feminicídios? No âmbito municipal, ainda há muito por fazer”, afirmou Maysa.
 
A parlamentar também criticou a falta de engajamento de gestores públicos homens no debate sobre o tema e destacou que a maior parte das políticas voltadas à proteção das mulheres é debatida e estruturada por mulheres.
 
“Falei para a doutora Rosana quando ela chegou: eu espero que esse agosto seja agosto, setembro, outubro, novembro… 12 meses do ano. Não podemos deixar essa luta limitada ao calendário. Precisamos envolver toda a sociedade, bater à porta, estender a mão, denunciar. Cada omissão nossa reforça a impunidade do agressor”, concluiu.
 
Denuncie:
 
Em Mato Grosso, durante a campanha Agosto Lilás, o número para denúncias de violência contra a mulher é o 180, a Central de Atendimento à Mulher. Além disso, situações de emergência podem ser comunicadas diretamente à Polícia Militar pelo 190. As denúncias são gratuitas, anônimas e podem salvar vidas.


INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL