Tarifa de 50% sobre exportações brasileiras aos EUA entra em vigor e impacta 36% dos produtos.

Medida afeta principalmente café, frutas e carnes; governo brasileiro anuncia plano de apoio a empresas.

Entrou em vigor nesta quarta-feira (6) a tarifa de 50% sobre parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos. A medida, anunciada pelo governo americano e assinada na semana passada pelo presidente Donald Trump, atinge 35,9% dos produtos enviados ao mercado norte-americano, o que representa cerca de 4% das exportações totais do Brasil.
 
Entre os principais produtos afetados estão café, frutas e carnes. Já ficaram fora da sobretaxa itens como suco de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes, aeronaves e derivados de madeira e celulose.
 
A tarifa faz parte da política americana de aumento de barreiras comerciais a parceiros que possuem déficit na balança comercial com os EUA. Inicialmente, o Brasil teve uma taxa de 10%, que foi elevada para 50% em julho, como retaliação a decisões brasileiras consideradas prejudiciais a empresas americanas.
 
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o Brasil não aceitará ser tratado como uma “republiqueta” e defendeu o uso de moedas alternativas ao dólar nas trocas comerciais internacionais.
 
O governo brasileiro informou que irá lançar um plano de contingência nos próximos dias, que incluirá linhas de crédito e possíveis contratos públicos para minimizar os impactos às empresas afetadas pela tarifa.


INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL