OS QUATRO CAVALEIROS
Redação
Com arte e crítica, HQ une Bíblia e política para narrar apocalipse moderno
Inspirado por jogos, pandemia e política, Robson Lelis cria obra visual que reinterpreta os Quatro Cavaleiros do Apocalipse à luz dos eventos.
Com arte e crítica, HQ une Bíblia e política para narrar apocalipse moderno.
Com arte e crítica, HQ une Bíblia e política para narrar apocalipse moderno
No auge da pandemia de covid-19, o então presidente Jair Bolsonaro ironizava o uso de máscaras e desdenhava dos pedidos por vacinas. A cena, que ficou marcada na memória coletiva brasileira, foi o ponto de partida para o mestrando Robson de Oliveira Lelis, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT (PPGECCO), reinterpretar uma das narrativas mais antigas e simbólicas da cultura ocidental: o Apocalipse.
A partir de referências bíblicas, jogos digitais e crises políticas reais, Robson desenvolveu a HQ “Os Quatro Cavaleiros: o imaginário e o apocalipse contemporâneo”, um ensaio visual que funde arte, teoria da comunicação e crítica social, disponível para download neste link. A obra nasceu como trabalho da disciplina de Comunicação Multimodal, fruto da parceria do PPGECCO com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e ganhou forma a partir de um processo que mesclou observação pessoal e ferramentas digitais.
“A narrativa começou a se formar ali em 2020, quando, assim como no Apocalipse, parecia que os selos estavam se rompendo”, conta o autor. Primeiro com o negacionismo de Bolsonaro na pandemia, depois com a fúria de Trump nos EUA, a guerra da Ucrânia e a ascensão da figura do Zelensky”.
Robson associa Bolsonaro à figura do cavaleiro da Morte, evocando tanto a crise sanitária quanto o discurso de desprezo à ciência. Donald Trump surge como o Cavaleiro da Conquista, com sua retórica agressiva e ações que culminaram na invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em 2021. Vladimir Putin, por sua vez, representa o Cavaleiro da Guerra, após a ofensiva militar na Ucrânia. Já Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, aparece como o cavaleiro da Discórdia.