Câmara de Cuiabá promove curso de defesa pessoal para mulheres em alusão ao Agosto Lilás.
Secom/Vini
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta sexta-feira (15), um curso de defesa pessoal voltado exclusivamente para mulheres, em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha que reforça a conscientização e o combate à violência contra a mulher. A atividade aconteceu no Plenarinho Ana Maria do Couto e reuniu participantes interessadas em aprender técnicas de autoproteção e prevenção.
O treinamento foi conduzido pelo mestre de Taekwondo Fábio Bumlai e contou com a presença do delegado Mário Dermeval, coordenador da Polícia Comunitária, e da secretária municipal da Mulher, Hadassah Suzannah. A iniciativa foi organizada pela Sala da Mulher da Câmara, reafirmando o compromisso do Legislativo com ações de valorização e proteção das mulheres.
A presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), destacou a importância da iniciativa. Segundo ela, a aula não apenas ensina técnicas de autodefesa, mas também fortalece a autoconfiança das participantes, permitindo que identifiquem situações de risco e saibam como se proteger.
“Só vamos combater a violência contra a mulher se atuarmos em todas as frentes: punição e prevenção. A aula de defesa pessoal é prevenção. Também precisamos envolver homens, crianças e jovens nessa luta, porque essa pauta não é brincadeira. Vivemos em uma sociedade com machismo estrutural, e precisamos desconstruí-lo para que as mulheres possam viver com mais segurança e tranquilidade”, afirmou Paula.
Fábio Bumlai parabenizou a Câmara pela iniciativa e classificou o curso como uma importante ferramenta de proteção para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Este tipo de iniciativa é fundamental para nossa sociedade. O objetivo é oferecer segurança e autodefesa às mulheres. Infelizmente, ainda convivemos com homens que têm atitudes repugnantes contra suas companheiras ou pessoas vulneráveis”, destacou o mestre.
O delegado e coordenador da Polícia Comunitária, Mário Dermeval, ressaltou que a defesa pessoal é apenas uma das ferramentas de prevenção à violência, integrando um conjunto mais amplo de ações. Ele apresentou o projeto “Papo de Homem para Homem”, que obriga homens sob medida protetiva a participar de 15 horas de orientação para reintegração familiar de forma respeitosa.
“Cerca de 400 homens são atendidos por ano na região de Cuiabá e, felizmente, a reincidência é praticamente inexistente, sem nenhum feminicídio registrado entre os participantes. Qualquer mecanismo que proteja a mulher deve ser considerado. Saber se defender em momentos de risco é essencial, e as mulheres precisam estar cada vez mais preparadas para isso”, destacou o delegado.
A secretária da Mulher, Hadassah Suzannah, elogiou a iniciativa.
“Temos que prestigiar essa ação da vereadora Paula Calil, porque entendemos que a prática de uma luta marcial, independentemente do contexto, é muito bem-vinda para que a mulher possa se defender. O curso tem sido muito enriquecedor, trabalhando não apenas a consciência corporal, que ajuda a evitar situações de violência, mas também o aspecto emocional, permitindo que a mulher compreenda o contexto e teste sua coragem e força. Parabéns a todos pela iniciativa”, afirmou Hadassah.
A estudante de Psicologia Ana Karoline compartilhou sua experiência e preocupações sobre segurança pessoal e violência de gênero:
“Ando muito sozinha e preciso encontrar maneiras de me proteger. Por exemplo, costumo prender o cabelo em coque, porque dizem que abusadores preferem mulheres com cabelo solto, facilitando a agressão. Sempre tento usar artifícios para dificultar qualquer violência. Não posso esperar que algo aconteça para me defender”, relatou Ana.
Ela ressaltou a importância da defesa pessoal diante dos altos índices de feminicídio e das experiências de assédio desde a infância. A jovem criticou a crescente sexualização de crianças e a falta de educação sobre consentimento e respeito, especialmente para meninos, destacando que ensinar essas questões é essencial para reduzir a insegurança enfrentada pelas mulheres.
O próximo curso de defesa pessoal será realizado no dia 22 de agosto, também no Plenarinho Ana Maria do Couto.