Cuiabá se destaca como 3ª capital com maior crescimento populacional, aponta IBGE.

Redação

Dados habitacionais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que Cuiabá se destacou no cenário nacional. A capital mato-grossense registrou um crescimento de 1,31% entre 2024 e 2025, tornando-se a terceira capital brasileira com maior aumento populacional. Apenas Florianópolis, com 1,93%, e Palmas, com 1,51%, tiveram um crescimento mais acelerado.

O dinamismo da capital de Mato Grosso é impulsionado principalmente pela migração interna, com um grande fluxo de pessoas se mudando de outras cidades do estado e da região. A região Centro-Oeste, inclusive, concentra a maior proporção de municípios no país com crescimento acima de 1% (26,5%).

O levantamento do IBGE também confirmou que seis cidades mato-grossenses já superam a marca de 100 mil habitantes: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

A estimativa populacional de 2025 também traz dados relevantes sobre o estado, que ocupa o 16º lugar no ranking nacional. Com 3.836.399 habitantes, Mato Grosso teve um crescimento de 6,12% desde o Censo de 2022, o que representa um aumento de mais de 235 mil pessoas.

O estado também é lar de uma das menores cidades do Brasil. Araguainha figura como o quarto município menos populoso do país, com apenas 997 habitantes. O município de Boa Esperança do Norte, que teve sua criação confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), soma agora 5.877 habitantes, contribuindo para que o Brasil tenha, oficialmente, 5.571 municípios.

A estimativa geral do IBGE mostra que a população brasileira chegou a 213,4 milhões de habitantes em 2025. Esses dados populacionais são parâmetros importantes utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS