Cuiabá tem 70 salas equipadas para atender crianças especiais.
INCLUSÃO NAS ESCOLAS
A Prefeitura de Cuiabá oferece 70 salas multifuncionais nas escolas, devidamente equipadas para educar, em caráter especializado, crianças de 4 a 10 anos diagnosticadas com autismo, síndrome de Down, dislexia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Destas, 62 estão localizadas em área urbana e outras oito na zona rural.
Essas salas especializadas também auxiliam no processo de aprendizagem de alunos matriculados que estão diagnosticados com X-Frágil, TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador), Síndrome de Tourette, Síndrome de Turner, microcefalia e transtornos de desenvolvimento da fala.
As salas multifuncionais são equipadas com lousa digital, quadro branco, painel sensorial, aramados de percursos e ondulares, massinhas, tatames, letras do alfabeto em formato de madeira e computadores para atividades.
Esses equipamentos servem para aprimorar as habilidades mentais e intelectuais da criança, como atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico.
A coordenadora de educação especial da Prefeitura de Cuiabá, professora Neuraides Ribeiro, explica que as salas multifuncionais são espaços para avanço da aprendizagem a partir da compreensão dos limites das crianças especiais.
“Não se trata de um processo terapêutico, mas, educacional. Ali, você tem um profissional qualificado que desenvolve as atividades específicas das crianças, respeitando suas limitações. Esse profissional é o articulador das práticas pedagógicas que serão desenvolvidas com o professor da sala referência. Ele é essa ponte de ligação para que este trabalho desdobrado em sala de aula ocorra de maneira qualitativa e, ao mesmo tempo, atendendo a equidade, e, as especificidades que essas crianças possuem”.
Expansão
A gestão do prefeito Abilio Brunini trabalha para, até o final deste ano, oferecer mais 11 salas multifuncionais. No total, a Prefeitura de Cuiabá é responsável por 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica).
“É um compromisso do prefeito Abilio Brunini e da primeira dama Samantha Iris que Cuiabá ofereça uma educação inclusiva e de qualidade nas escolas”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge.
Integração
As salas de recursos multifuncionais não substituem a sala de aula comum. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ocorre sempre no contraturno.
Ou seja, a criança especial que tem aulas regulares no período da tarde, pode frequentar a sala multifuncional no período da manhã e vice-versa.
As crianças são autorizadas a frequentar as salas multifuncionais em dois dias da semana. Em cada dia, o uso pode ocorrer pelo período de uma hora, totalizando duas horas semanais. Sempre estará presente um professor com pleno conhecimento das atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Para uma criança especial frequentar a sala multifuncional, é necessária a autorização expressa dos pais ou responsáveis no ato da matrícula.
Acompanhamento especializado.
O profissional que atua na sala de recursos multifuncionais é o professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE). É obrigatório que este professor tenha formação que o habilite para o exercício da docência e formação específica em educação especial.
Para cada criança é montado um plano de ensino mensal. Dentro deste plano, é verificado quais recursos serão utilizados no atendimento especializado.
No final de cada bimestre, o professor da sala especializada encaminha aos professores a avaliação da sala para ver se está em consonância com o que está sendo desenvolvido na sala de aula
Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filogônio Correa, localizada no bairro Campo Velho, a professora responsável é a pedagoga Daniele Valéria Silva. Ela é servidora pública municipal há 11 anos e ressalta a importância social das salas multifuncionais.
“É muito importante porque na maioria dos casos, este é o único atendimento diferenciado que é oferecido a essas crianças. A educação é um direito constitucional, e a equidade é devidamente observada pelo município de Cuiabá”.