Vice-governador defende ampliação da habitação popular

E apresenta solução conjunta com a Prefeitura de Cuiabá para famílias em área de desocupação.

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, defendeu nesta semana a ampliação significativa dos investimentos em habitação popular no Estado. Durante reunião da Comissão de Infraestrutura e Moradia Popular da Assembleia Legislativa, ele propôs dobrar a construção de casas populares e anunciou uma ação conjunta com a Prefeitura de Cuiabá para oferecer alternativas às famílias que vivem em áreas de ocupação no Contorno Leste da capital.

Segundo Pivetta, o Governo de Mato Grosso já viabilizou 36 mil unidades habitacionais e a meta é atingir 50 mil casas até 2026. Para ele, garantir moradia é uma das principais responsabilidades da gestão pública.

> “Moradia é sinônimo de segurança, dignidade e pertencimento. Quando cheguei em Lucas do Rio Verde, eu mesmo não tinha casa. Por isso, conheço esse desafio e estou empenhado em facilitar o acesso à habitação para todas as famílias mato-grossenses”, afirmou o vice-governador.
A situação das cerca de 700 famílias que vivem em áreas de ocupação no Contorno Leste, em Cuiabá, também foi pauta da reunião. Com a aproximação do prazo para desocupação por decisão judicial, Pivetta garantiu que o Estado, em parceria com a Prefeitura, busca uma solução humanizada e definitiva.

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, já sinalizou com a disponibilização de uma área para realocação dos moradores. O vice-governador destacou que outras estratégias também estão em estudo, como a distribuição de materiais de construção com participação das famílias em regime de mutirão, nos moldes do que já foi realizado em outras cidades.

Outro ponto discutido foi a doação de terrenos do Estado à Prefeitura de Cuiabá, com foco em políticas públicas de lazer e urbanização. Uma das áreas já repassadas será destinada à implantação de um centro de lazer e esportes no tradicional bairro Dom Aquino, contribuindo para a revitalização da região.

Ao final da reunião, Pivetta reforçou que o compromisso do governo estadual é seguir ampliando o acesso à moradia e atuando em soluções práticas e integradas com os municípios. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS