Serviços da Santa Casa Serão Transferidos para o Hospital Central, Anuncia Governador.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) confirmou que os serviços atualmente prestados no Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá serão transferidos para o novo Hospital Central, cuja inauguração está prevista para o final deste ano. Segundo o chefe do Executivo estadual, a decisão é estratégica e visa a modernização da rede pública de saúde.
Mendes afirmou que o governo não manterá o funcionamento da Santa Casa apenas por “valor sentimental”, ressaltando que a prioridade é oferecer estrutura de qualidade e eficiência na prestação dos serviços médicos.
> “O governo tem algumas estratégias. Os serviços que estão lá [na Santa Casa] vão ser migrados para o Hospital Central. É como morar em uma casa velha e dizer: ‘vou me mudar para uma casa nova, mas tenho valor sentimental pela antiga, então vou morar nas duas’. Quem faria isso?”, questionou o governador.
A declaração foi dada após questionamentos sobre o futuro da unidade centenária, que atualmente está sob administração do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O Estado arca com um aluguel mensal de cerca de R$ 500 mil, valor utilizado para o pagamento de dívidas trabalhistas da instituição.
Nesta semana, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), afirmou que o governador garantiu a ele e a outros parlamentares que já existe uma solução encaminhada para o impasse envolvendo o hospital.
Uma das principais preocupações levantadas é em relação aos atendimentos oncológicos, uma vez que o Hospital Central não contará com serviços específicos para pacientes com câncer. Em resposta, Mendes assegurou que esses atendimentos serão remanejados para outras unidades da rede estadual de saúde.