TCE-MT e TRE-MT firmam parceria inédita para promover eleições mais transparentes em Mato Grosso.

Redação com assessoria TCE MT.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) firmaram, nesta segunda-feira (22), um acordo de cooperação técnica inédito com o objetivo de orientar eleitores e candidatos sobre as boas práticas e condutas durante o período eleitoral.

A parceria tem como primeiro passo a criação de uma cartilha educativa com linguagem acessível, clara e objetiva. O material trará orientações sobre o que é permitido e proibido nas eleições, promovendo maior transparência, legalidade e fortalecimento da democracia em Mato Grosso.

> “É um tratado histórico para o Estado, pela política, pelo seu crescimento e desenvolvimento. O TRE cuida do processo eleitoral; nós, do TCE, fiscalizamos os gestores. Essa união é para orientar quem faz política em Mato Grosso. Um divisor de águas que vai entrar para a história”, destacou o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, ressaltou o caráter educativo da iniciativa:

> “Esse diálogo entre o TCE e o TRE tem o objetivo de facilitar a vida de todos os que vão participar do pleito em 2026, apresentando especialmente as condutas que devem ser evitadas para garantir uma eleição tranquila e dentro da legalidade.”

Além de orientar candidatos e gestores públicos, a proposta também visa alcançar toda a população mato-grossense, promovendo uma cultura de cidadania, informação e fiscalização integrada. A cartilha será distribuída amplamente, inclusive por meios digitais.

> “Todas as pessoas têm direito a participar de um processo eleitoral com informações claras e verdadeiras. Essa iniciativa vai ajudar a combater a desinformação e garantir que a democracia seja exercida com responsabilidade e consciência”, completou a desembargadora Serly Marcondes.