Várzea Grande anuncia concurso público com 6 mil vagas após recomendação do TCE.
Medida busca reduzir contratos temporários, ampliar estabilidade no serviço público e atender à determinação do Tribunal de Contas do Estado.
A Prefeitura de Várzea Grande anunciou nesta quinta-feira (25) que deverá lançar, até o final de 2025, o edital de um concurso público com cerca de 6 mil vagas. A iniciativa atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que determinou a redução gradativa dos contratos temporários no município, hoje representando cerca de 61% da força de trabalho da administração pública municipal.
O prazo para que a Prefeitura apresente um plano de adequação é de 120 dias a partir da notificação do TCE. Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), os estudos técnicos para a definição da planilha de cargos e necessidades por secretaria já estão em andamento.
> “Já iniciamos a análise da estrutura administrativa para lançamento do edital, previsto até o final do ano, com aproximadamente 6 mil vagas. Paralelamente, a Secretaria de Saúde também realizará um processo seletivo simplificado”, afirmou a gestora.
Além da Saúde, outras pastas, como a Educação, também devem abrir processos seletivos temporários. Entre os cargos previstos estão Técnico de Desenvolvimento Educacional (TDE) e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI).
A prefeita destacou que a substituição dos temporários será feita de forma gradual e planejada, com base na realidade e urgência de cada setor, respeitando o cronograma estabelecido pelo TCE.
> “Não é possível simplesmente encerrar os contratos temporários de imediato. O concurso público é a prioridade, mas os processos seletivos serão realizados quando for necessário garantir a continuidade dos serviços essenciais”, explicou Flávia Moretti.
A expectativa da gestão é que, com a realização do concurso e a reestruturação administrativa, Várzea Grande possa avançar no fortalecimento do serviço público, garantindo mais estabilidade, legalidade e segurança jurídica nas contratações de servidores.