Tempestade pode atingir Cuiabá e mais 44 cidades de MT; Inmet emite alerta com risco de ventos fortes e alagamentos

Aviso meteorológico é válido até a manhã de segunda-feira (29); população deve redobrar atenção.

Da Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (28) um alerta de tempestade com grau de perigo potencial para Cuiabá e outros 44 municípios de Mato Grosso. O aviso é válido até as 10h de segunda-feira (29) e prevê chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora (ou até 50 mm por dia), acompanhadas de ventos fortes, que podem chegar a 60 km/h.

Mesmo com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, danos em plantações e alagamentos pontuais, o Inmet recomenda atenção redobrada da população durante o período do alerta.

O aviso atinge cidades de diferentes regiões do estado, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Pontes e Lacerda.

Recomendações de segurança

O Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade.

Em caso de emergência, os órgãos responsáveis podem ser acionados pelos números:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193

Previsão do tempo em Cuiabá

Para este domingo, os termômetros na capital devem variar entre 25 °C e 36 °C. A previsão indica muitas nuvens ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de chuva localizadas e aumento da nebulosidade à noite. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 36% e 72%. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS