ALMT estuda novo concurso público após 12 anos para suprir demandas por servidores.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), anunciou que está em andamento a análise para a realização de um novo concurso público no Legislativo estadual. O último certame ocorreu em 2013, há 12 anos.
Segundo o parlamentar, a proposta surge diante da crescente demanda por reposição de servidores, principalmente em função de aposentadorias e da vacância em funções estratégicas.
> “Existe uma necessidade de reposição em cargos já existentes. Com a aposentadoria de muitos servidores, a ideia é trabalhar a proposição de um concurso público para suprir essas demandas”, explicou Russi em entrevista ao jornal A Gazeta, publicada nesta segunda-feira (29).
Os estudos para viabilizar o concurso já foram iniciados e a previsão de realização foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
> “Já está em fase de estudo, mas já pedimos para incluir na LDO deste ano para que possamos viabilizar. Sabemos que 2026 será um ano eleitoral, o que pode trazer dificuldades, mas nossa intenção é dar encaminhamento. Se for possível, vamos realizar o concurso antes ou logo após as eleições”, acrescentou.
Além do concurso, Max Russi informou que mantém diálogo constante com os servidores da ALMT para discutir outras pautas importantes, como a Revisão Geral Anual (RGA), melhorias na infraestrutura e avanços no plano de carreira.
> “Nem sempre conseguimos atender tudo de forma integral, mas queremos avançar nessas pautas, que considero fundamentais para o fortalecimento do serviço público”, concluiu.