OAB-MT define lista sêxtupla para vaga de desembargador; próximo passo é lista tríplice para governador
A noite desta sexta-feira (10), o Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) definiu os seis nomes que compõem a lista sêxtupla para a disputa da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), pelo quinto constitucional. A lista, que será reduzida a uma tríplice pelo TJ-MT, será encaminhada ao governador Mauro Mendes, que terá a responsabilidade de escolher o futuro ou futura desembargadora.
Os mais votados
A advogada Jamille Adamczyk foi a mais votada, recebendo 37 votos dos 51 conselheiros seccionais da OAB-MT. Entre os homens, o destaque foi Ricardo Almeida, que obteve 32 votos. Também fazem parte da lista sêxtupla:
Juliana Zafino: 36 votos
Michelle Dorileo: 32 votos
Dauto Passare: 29 votos
Sebastião Monteiro: 27 votos
Próximo passo: lista tríplice para o governador
Com a lista sêxtupla definida, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) fará a seleção de três nomes, que serão encaminhados ao governador Mauro Mendes. Cabe ao chefe do Executivo estadual a escolha final do nome que ocupará a vaga de desembargador. A expectativa é que o processo seja concluído nos próximos dias.
Contexto da disputa
A vaga em questão é destinada à Ordem dos Advogados pelo quinto constitucional, mecanismo que garante a participação de advogados e membros do Ministério Público nos tribunais superiores. Ao todo, 21 advogados concorreram à vaga, que foi decidida por votação entre os conselheiros da OAB-MT.