Tempestades e granizo colocam 16 estados e o DF em alerta após tornado mortal no Sul do Brasil.
INMET emite novos avisos menos de 24 horas depois do fenômeno que deixou cinco mortos no Paraná; Minas Gerais está sob quatro alertas simultâneos.
O fim de semana começa com alerta climático em 16 estados e no Distrito Federal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As novas advertências foram emitidas menos de 24 horas após um tornado atingir o Paraná, deixando cinco mortos e mais de 430 feridos na tarde de sexta-feira (7).
As mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu (quatro pessoas) e Guarapuava (uma pessoa). O alerta do Inmet segue válido até as 10h deste sábado (8), podendo ser renovado a qualquer momento, conforme a evolução das condições meteorológicas.
Em Minas Gerais, o cenário é preocupante: o estado está sob quatro alertas simultâneos, sendo um amarelo para chuva intensa e três de nível laranja, que indicam risco de tempestades com granizo e ventos fortes.
Os três estados do Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — estão sob as condições mais severas, incluindo alertas vermelhos para acumulado de chuva e ventos costeiros intensos.
Além do Sul e Sudeste, o alerta do Inmet também se estende para cidades do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
As autoridades reforçam a orientação para que a população evite áreas abertas durante tempestades, não se abrigue debaixo de árvores e desligue aparelhos elétricos durante descargas atmosféricas.






