Mauro Mendes e Janaina Riva lideram disputa ao Senado em Mato Grosso, aponta pesquisa IPCM

O governador Mauro Mendes (União Brasil) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB) aparecem como os principais nomes na corrida ao Senado por Mato Grosso, segundo levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa de Comunicação e Marketing (IPCM). O estudo avaliou diferentes cenários — espontâneo, primeira e segunda opção de voto — e mostra um quadro ainda aberto, com espaço para movimentações políticas até o pleito de 2026.

Na simulação estimulada para a primeira opção de voto, Mauro Mendes lidera com 33% das intenções. Em seguida, aparecem Janaina Riva (15%), José Medeiros (PL) com 8%, Jayme Campos (União) com 7,5%, Carlos Fávaro (PSD) com 5,38%, Pedro Taques (sem partido) com 4%, Antônio Galvan (DC) com 3% e Margareth Buzetti (PP) com 2,2%.
Entre os entrevistados, 15,92% disseram estar indecisos, 2% declararam voto nulo ou em branco e 4% preferiram não responder.

No cenário de segunda opção, Mauro Mendes também aparece à frente, com 13,2%, seguido por Janaina Riva (12,46%). Na sequência, estão José Medeiros (8,2%), Jayme Campos (6,5%), Carlos Fávaro (6,2%), Margareth Buzetti (4,8%), Pedro Taques (2,8%) e Antônio Galvan (2%).
Nessa etapa, 25,84% afirmaram não ter decidido o segundo nome, 3% votariam nulo ou em branco e 15% não responderam.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam livremente os nomes lembrados, Mauro Mendes novamente lidera, com 12,3% das menções. Ele é seguido por José Medeiros (4,1%) e Janaina Riva (3,9%), enquanto os demais nomes não ultrapassam 3%. A alta taxa de indecisos (68%) reforça que o cenário eleitoral ainda pode sofrer grandes mudanças.

O levantamento ouviu 1.200 eleitores em diferentes regiões do estado. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS