ALMT aprova reajuste de 6,8% ao Judiciário; Mauro Mendes sinaliza veto
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto que concede reajuste salarial de 6,8% aos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A medida foi votada após quase um mês de impasse entre a base do governo e a oposição.
O Executivo alertou para risco de desequilíbrio fiscal caso o aumento seja replicado aos demais poderes. Deputados governistas afirmaram que o reajuste pode provocar um “efeito cascata”, com impacto estimado em R$ 2,3 bilhões ao Estado.
Líder do governo na Casa, o deputado Dilmar Dal Bosco (União) reconheceu que o Palácio Paiaguás havia perdido a articulação em torno do tema, mas insistiu no alerta:
> “A maioria dos deputados deve aprovar. O que tentamos mostrar é que não pode haver reflexo para outras categorias. Se isso ocorrer, o impacto passa de R$ 2,3 bilhões.”
Antes da votação, a vice-presidente do TJMT, desembargadora Nilza Maria Possas de Carvalho, esteve na ALMT e demonstrou confiança no avanço da proposta.
> “Acredito que a votação ocorrerá, porque já está na pauta. Confio nos deputados.”
Veto à vista
A matéria segue agora para o governador Mauro Mendes (União), que indicou que deve vetar o reajuste. Ele já reiterou publicamente que a medida teria efeito bilionário sobre as contas estaduais.






