Quando cai o 13º salário? Veja quando cai a primeira parcela do décimo terceiro em 2025
Trabalhadores com carteira assinada devem receber a primeira parcela até 30 de novembro, sem descontos, enquanto a segunda parcela é paga até 20 de dezembro com INSS e Imposto de Renda.
Décimo terceiro
Todos os trabalhadores com carteira assinada que trabalharam mais de 15 dias no ano têm direito ao décimo terceiro.
O 13º salário de 2025 começa a ser pago oficialmente até o dia 30 de novembro. Nessa primeira parcela, os trabalhadores recebem 50% do salário bruto, sem descontos, a não ser que tenham optado por receber esse valor junto com as férias.
A segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até 20 de dezembro e já tem descontos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Imposto de Renda, quando aplicável.
Quem tem direito ao décimo terceiro salário
Todos os empregados com carteira assinada que trabalharam mais de 15 dias no ano têm direito ao décimo terceiro salário. Isso inclui trabalhadores mensalistas, horistas, rurais, urbanos e domésticos.
Por outro lado, não têm direito trabalhadores informais, autônomos, intermitentes, estagiários e beneficiários do Bolsa Família.
A segunda parcela do 13º salário tem desconto de INSS e Imposto de Renda e vence até 20 de dezembro.
Como calcular o décimo terceiro
O cálculo do décimo terceiro é feito dividindo a remuneração integral por 12 e multiplicando o resultado pelo número de meses trabalhados, conforme orienta o TST (Tribunal Superior do Trabalho). Entram na conta adicionais como horas extras, adicional noturno, insalubridade, periculosidade e comissões.






