Coral do Siminina encanta com apresentação em Libras na Câmara de Vereadores

NOITE DE HOMENAGEM

Ao som de “Aleluia”, seguida de “A Paz”, da banda Roupa Nova, e encerrando com “Vem Chegando o Natal”, o coral do Programa Siminina abrilhantou a sessão solene de entrega de honrarias realizada na Câmara Municipal de Cuiabá na última segunda-feira (15). A apresentação foi realizada por 15 meninas da unidade Novo Colorado.

O destaque da noite foi a interpretação em Libras, que reforçou a mensagem de inclusão e sensibilidade social, desempenho que marcou a solenidade que homenageou mais de 40 personalidades do município, por iniciativa do vereador Mário Nadaf.

Acompanhadas da coordenadora do programa, Ivete Carneiro de Souza, da professora de música Maria Rosa de Andrade, carinhosamente conhecida como Tia Rosinha, além das monitoras da unidade, as meninas deu uma prévia do evento “Cantata de Natal” marcada para quarta-feira (17), no Ginásio Verdinho, em Cuiabá, para uma grande apresentação com a participação de todas as meninas do coral.

Emocionada, Ivete Carneiro destacou a trajetória do grupo e o significado das apresentações. “Nós já levamos o coral do Siminina para diversos espaços, como os shoppings Três Américas e Goiabeiras, além da Secretaria de Desenvolvimento. Hoje, apresentar em Libras é escrever uma história diferente na vida dessas meninas. São momentos que elas vão guardar para sempre e que, nos dias difíceis, vão lembrar com alegria”, afirmou.

Entre os presentes estavam autoridades religiosas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e entre os homenageados estavam a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, o diretor técnico de Convênios, Leandro Antonio Alves da Silva, e a secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ana Paula Morelli Sales.

A secretária Hélida Vilela, que recebeu o título “Mulher Cidadã Ana Maria do Couto, reforçou o compromisso da gestão do prefeito Abilio Brunini com a inclusão e fez uma breve e significativa homenagem, ressaltando o legado de Ana Maria, primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Cuiabá. “A trajetória de Ana Maria nos ensina que a inclusão não é apenas discurso, é prática diária. É abrir portas e garantir que outras pessoas também possam ocupar espaços. A inclusão não é uma concessão, é um direito”, concluiu.