Espaço cultural abre calendário 2026 com bate-papo sobre carnaval indígena
No próximo sábado, 07 de fevereiro, às dez da manhã, o Curussé, uma celebração tradicional do povo indígena Chiquitano (Porto Espiridião – MT), será tema de uma aula aberta ministrada por Silvano Chue, na Casa Vítuka em Cuiabá.
O curussé acontece no mesmo período do carnaval, reunindo as comunidades chiquitanas, com muita dança, música e saberes deste povo. Silvano é graduado em direito e domina os instrumentos musicais utilizados pelo seu povo Chiquitano. Na atividade, irá apresentar um pouco do significado da festa através de imagens e sons e apresentar algumas músicas no fífano, instrumento tradicional do povo. Além do fífano os Chiquitano utilizam a caixa e o bombo, confeccionados manualmente com madeira e couro, como também o violino, incorporado em diversas ocasiões e festividades.
Essa atividade marca o início da Programação 2026 da Casa Vítuka, que já tem agendado até junho de 2026, uma atividade por mês, seguindo o fluxo estabelecido de cada vez mais, apresentar a diversidade cultural indígena em Mato Grosso.
A participação na ação é gratuita e reservada para dez pessoas, por ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/cYxoeCWKfM3kKF8Q8 até a próxima quarta-feira, 04 de fevereiro. Os inscritos serão comunicados através do contato informado durante a inscrição.






