Em sete dias, carreta da Saúde da Mulher do programa Agora Tem Especialistas já atendeu mais de 400 mulheres em Várzea Grande
Inaugurada no dia 30 de janeiro, a carreta da Saúde da Mulher do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde, já realizou 435 atendimentos em Várzea Grande (MT) em apenas sete dias. A unidade móvel oferece consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de biópsias, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
O principal objetivo do programa é reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados, levando atendimento de qualidade aos municípios brasileiros. Em Várzea Grande, mulheres da rede pública municipal, previamente agendadas e encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo atendidas por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. A previsão é que a carreta permaneça no município por pelo menos 30 dias.
Esta é a primeira unidade do programa a chegar ao Mato Grosso. Atualmente, 47 carretas estão em funcionamento no país — sendo 33 voltadas à saúde da mulher, nove destinadas a exames de imagem e cinco especializadas em oftalmologia. Todas são equipadas com estrutura completa, insumos e equipes capacitadas para atender à demanda reprimida por serviços especializados.
Desde o lançamento do programa, em outubro de 2025, mais de 100 municípios brasileiros já receberam ao menos uma unidade móvel. A meta do Governo Federal é alcançar 150 carretas em funcionamento até o fim de 2026, ampliando o acesso da população a serviços essenciais de saúde.
Além das unidades móveis, o Agora Tem Especialistas, coordenado pelo Ministério da Saúde, também promove mutirões, amplia o horário de atendimento em policlínicas, fortalece o provimento de médicos especialistas, viabiliza atendimentos da rede pública em hospitais filantrópicos e privados e investe na qualificação e construção de novos serviços de saúde em todo o país.
Novo PAC reforça investimentos na saúde
O Ministério da Saúde também está investindo R$ 27,8 milhões na saúde de Cuiabá, por meio de 67 novos empreendimentos do Novo PAC Saúde. Entre as ações previstas estão a entrega de 30 novas ambulâncias do SAMU 192 — cinco já entregues —, 19 combos de equipamentos para cirurgias e Unidades Básicas de Saúde, além de um equipamento de alta tecnologia para exames de imagem, entre outros investimentos estratégicos.
Texto: Erika Mavignier – Ministério da Saúde
Foto: Superitendência do Ministério da Saúde no MT






