Evento convida a população a viver momentos de renovação e convivência durante o feriado
REFLEXÃO, ESPIRITUALIDADE E ENCONTROS NO CARNAVAL
Um ambiente rico em espiritualidade que aposta na renovação interior e em dias melhores para a humanidade pode resumir a 39ª edição do Vinde e Vede, um dos maiores eventos realizados anualmente em Cuiabá, com início no ano de 1986. Atualmente, é realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá, nos dias de Carnaval, nas proximidades do bairro Cidade Alta. Ali, já há a tradição de, anualmente, famílias e jovens, junto com seminaristas, padres e freiras, manifestarem amor a Deus e transmitir valores de solidariedade e convivência como alternativa para construir uma vida próspera e saudável. Os dias de evento contam com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, que também oferece suporte logístico e estrutural.
Quem deseja se deslocar até o evento, que é realizado até terça-feira (17), pode utilizar o transporte coletivo sem pagar tarifa. Isso é possível graças ao decreto do prefeito Abilio Brunini, que assegurou cinco dias de gratuidade da tarifa do transporte coletivo neste período de Carnaval. As seguintes linhas de ônibus estão disponíveis. Confira abaixo:
Linhas de ônibus, principais acessos:
* 101: Coophamil x Centro
* 102: Coophamil x Centro
* 103: Cidade Verde x Jardim Imperial
* 107: Santa Amália x CPA
* 605: Itapajé x Santa Amália
* 609: Parque Cuiabá x Santa Isabel
* 109/115: passam próximo ao local
O servidor público de Várzea Grande, Leandro Cruz, é morador do bairro CPA III. Ao lado da esposa e da filha, ele conta que frequenta o Vinde e Vede há 20 anos. “Minha família sempre guiou minha vida pela fé e pela ideia de que transmitir amor ao próximo é essencial para uma vida com respeito e harmonia. Entro e saio daqui renovado”, afirma.
A servidora pública Ludimila Barros avalia que o período de Carnaval também pode ser um momento de renovação espiritual para a sociedade ser mais fraterna e solidária no transcorrer do ano. “Sempre que acreditamos em valores de amor e esperança, contribuímos para uma semente de solidariedade ser plantada e desenvolvida. O mundo precisa desses valores para ser mais justo, equilibrado e emocionalmente desenvolvido”, avalia.
A biomédica Giovana Caseli convida a população a participar das atividades durante o período de Carnaval. “Viver um momento de união, pautado por valores humanos e de convivência, é algo único. É uma experiência que renovo a cada ano e a população é muito bem-vinda no Vinde e Vede. Todos serão bem recepcionados”, afirma.
O seminarista de 22 anos, Igor Brener França, conta que participa do Vinde e Vede por influência dos pais, que moram em Várzea Grande. Graças à influência da família e à dedicação aos estudos religiosos, decidiu estudar para ser padre e cumprir sua missão de vida, que entende ser transmitir amor e verdade por meio de ensinamentos espirituais.
“Tenho memórias daqui quando o ginásio era Verdão. É sempre bom rever colegas, ver jovens e famílias participando pela primeira vez, com a disposição de agradecer e compartilhar valores. Hoje sou seminarista, quero ser padre e atuar com frequência no Vinde e Vede.”
Quem circula pelo espaço do Vinde e Vede, realizado na Arena Pantanal, ainda tem a opção de conferir lojas de venda de artigos e comparecer à praça de alimentação, que oferece salgados, espetinhos, cachorros-quentes, crepes e outros produtos.
Confira a programação do Vinde e Vede desta terça-feira (17):
13h30 Acolhida
15h Pregação com padre Adriano Zandoná
17h Pregação com padre Paulo Ricardo Azevedo Jr
19h Celebração da Santa Missa e abertura da CF 2026
20h30 Adoração ao Santíssimo Sacramento
21h20 Show nacional com a Banda Colo de Deus






